Especial: Gamification
A gamification não é apenas uma ferramenta de educação. Também pode ser usada para o processo de recrutamento, como uma forma de seleccionar o melhor candidato.
Fonte: HR Trend Institute
A gamification é uma abordagem trazida pela tecnologia e uma das que têm ganho vantagem nos últimos anos. Tem-se falado muito de como usar a gamification na educação, assim como o ensino de línguas, mas existem ainda poucos exemplos de como ser usada de forma bem sucedida nos negócios. Uma área onde pode ser usada para beneficiar ambos os lados é no recrutamento.
Alguns profissionais de Recursos Humanos estão a começar a usar a gamification como uma forma de fazer a selecção de candidatos. Existem várias maneiras de recrutar com gamification.
Leia o artigo na íntegra na edição de Novembro da Human Resources Portugal e conheça os casos de:
Bee Engineering: O potencial da Gamification, segundo quem a faz
A Bee Engineering trabalha projectos de gamification para clientes, e o seu executive director, José Leal e Silva, explica o potencial, os objectivos e os desafios que esta nova forma de interacção com os colaboradores pode ter.
Coocrea: Promover o desenvolvimento de forma divertida
A Coocrea desafia os gestores a “coocrear” o desenvolvimento dos seus colaboradores, a melhorar a comunicação e a aprendizagem, de forma divertida, eficiente e integradora, através da gamification.
PacSis: Gamified mobile learning
Vivemos num mundo em constante mudança, e cada vez mais as empresas têm dificuldade em se adaptar e evoluir rapidamente. Mas o que está a mudar?
Veja também estes cadernos especiais.