Especialistas debatem sobre os desafios e oportunidades para os Recursos Humanos no Turismo

A Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) promoveu, no dia 24 de Setembro, a primeira conferência do ciclo “O valor das pessoas no Turismo”, intitulada “Recursos Humanos no Sector do Turismo”, com objectivo de discutir os desafios e as oportunidades que envolvem os recursos humanos no Turismo, um sector essencial para a economia nacional.

 

No evento foi destacada a importância da qualificação do capital humano para o desenvolvimento da área no nosso país e a necessidade de implementação de estratégias inovadoras para a capacitação dos trabalhadores e futuros trabalhadores.

O encontro, dividido em três painéis, contou com a presença de especialistas e representantes do sector em Portugal, entre eles Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, advogado e antigo secretário de Estado do Turismo, ou Gonçalo Rebelo de Almeida, gestor para a área de Turismo e Hospitalidade do Grupo Autónoma e ex-CEO do grupo Vila Galé.

Gonçalo Ribeiro de Almeida salientou o peso do Turismo no PIB Português, questionando «porquê pedem para o pedem para o Turismo abrandar, quando este é um dos pontos fortes da economia portuguesa?». O professor da UAL considerou que existe uma disputa pelos escassos recursos humanos e que é «absolutamente fundamental a colaboração entre a academia, o setor privado e o governo, para responder às necessidades do mercado e melhorar os serviços turísticos nacionais».

O antigo secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, notou, por sua vez, a inevitabilidade das políticas públicas se tornarem mais abrangentes e estruturadas, capazes de captar e reter talento. «As políticas públicas para o talento têm de ser transversais.» O advogado alertou para o paradoxo de formar profissionais altamente qualificados, sem, no entanto, lhes oferecer oportunidades de emprego condizentes: «O que interessa esta geração ser a mais qualificada de sempre se depois não há emprego digno?», finalizou.

A imigração e o seu relevante contributo para área, a inteligência artificial, o papel das empresas no ecossistema do Turismo e os próximos passos no meio académico para a valorização da área foram outros dos temas discutidos, numa tarde que procurou o debate e a procura de soluções no sector.

Ler Mais