Está a pensar oferecer um livro no Natal? Estes foram os mais vendidos este ano
“A Arte Subtil de saber dizer que se F*”, de Mark Manson, e a série de banda desenhada Demon Slayer são alguns dos livros mais vendidos em 2021, segundo uma pesquisa internacional realizada pela GfK que analisou o desempenho deste mercado em oito países, incluindo Portugal, entre Janeiro e Setembro.
A análise revela que o mercado do livro está a crescer, mesmo a tempo de ser impulsionado pelas vendas de Natal, e que as categorias mais populares são a Banda Desenhada, Livros de Apoio (Desenvolvimento Pessoal, Saúde, Finanças), Esoterismo e Culinária.
Em Portugal, no período analisado, foram vendidos quase três vezes mais livros de Banda Desenhada japonesa e sul-coreana do que no mesmo período do ano passado, sendo Demon Slayer, Naruto e My Hero Academia as séries preferidas. Nos restantes mercados analisados, esta categoria duplicou as vendas nos últimos nove meses, principalmente devido à popularidade de Mangas e Manhwas.
Os livros de Apoio estão a conquistar cada vez mais leitores, principalmente os relacionados com Desenvolvimento Pessoal, em França (+48% de vendas) e Holanda (+25%), Finanças em Itália (+25%), e Saúde/Bem-Estar/Auto-Ajuda, no Brasil (+31%) e Portugal (+24%). “A Arte Subtil de saber dizer que se F*” de Mark Manson e “Pai Rico, Pai Pobre” de Robert T. Kiyosaki, são os bestsellers de algumas destas categorias.
Apesar da especificidade do tema, os Livros Esotéricos estão em franco crescimento em 2021, com um aumento de vendas de 73% na Bélgica, 60% em França e 40% no Brasil (4% em Portugal).
A tendência verifica-se também na categoria Culinária que, entre janeiro e setembro, teve uma taxa de crescimento de dois dígitos na maioria dos mercados analisados (Bélgica 74%, França 48%, Itália 24%, Espanha 22% e Suíça 20%; Portugal 9%).
Esta análise da GfK é baseada em dados de vendas de livros físicos, entre janeiro e setembro de 2021, em Portugal, Brasil, Bélgica, França, Itália, Holanda, Espanha e Suíça.