Está a perder talentos para a concorrência? Evite estes seis erros (fatais)
Está a ter dificuldade em segurar os melhores talentos na empresa? A retenção de colaboradores é um desafio em muitas organizações, mesmo naquelas que estão mais bem estabelecidas no mercado. Saiba que aspectos pode estar a negligenciar.
Face a um novo paradigma de trabalho, a Michael Page aponta seis razões pelas quais pode estar a perder os seus melhores profissionais para empresas concorrentes. Tome nota:
- Não prestar atenção ao colaborador como indivíduo: numa grande empresa pode ser fácil cair no erro de tratar os colaboradores como mais um. Para evitá-lo, reserve tempo para receber feedback individual dos colaboradores e ouvir cada uma das suas sugestões e preocupações.
- Excesso de burocracia: processos de tomada de decisão demasiado lentos e complexos podem desmotivar os profissionais.
- Falta de desenvolvimento de carreira e de compromisso: o salário deixou de ser o benefício que mais pesa para os colaboradores. Hoje, a maioria valoriza a progressão na carreira e desenvolvimento contínuo. Sem isso, o colaborador pode rapidamente perder o interesse na organização.
- Falha ao detectar conflitos: numa organização com vários funcionários os conflitos podem, por vezes, passar despercebidos e não ser resolvidos porque os líderes não tomaram conhecimento deles. No entanto, isso pode levar à falta de motivação. Opte por realizar questionários de satisfação anónimos a todos os colaboradores.
- Má comunicação: lembre-se que os profissionais precisam de estar felizes para levar o negócio para a frente. Isso só é possível tendo uma visão clara sobre o futuro da organização. Comunique e promova os objectivos da empresa.
- Má liderança: um líder ineficaz é uma das razões que mais levam os profissionais a procurar novos desafios.