Está à procura emprego no sector Financeiro? Saiba quais as funções mais bem pagas e quais os perfis mais procurados

A perspectiva geral do sector financeiro tem mantido a tendência de mudança, acompanhando as alterações geopolíticas de 2024 e as consequentes flutuações nos mercados financeiros nacionais e internacionais. A acompanhar essas alterações, mantêm-se elevados níveis de procura por perfis de contabilidade, tanto em contexto de consultoria/outsourcing, como para departamentos financeiros, assim como de perfis de controlo de gestão ligados ao desenvolvimento do próprio negócio.

 

A conclusão é do estudo anual da Michael Page sobre a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano para quadros executivos, em empresas de grande dimensão.

Assiste-se a uma tendência de profissionalização dos departamentos financeiros, nomeadamente no que respeita ao contexto das PME, que têm vindo a procurar acrescentar quadros financeiros especializados às suas equipas.

De igual modo, as multinacionais e grandes empresas valorizam as funções financeiras para efeitos de suporte à tomada de decisão estratégica, criando cada vez mais especializações internas.

Na procura do talento, as competências comportamentais e sociais ganham relevância relativamente à componente técnica. O mercado mantém-se dinâmico, e continua a observar-se uma grande movimentação de perfis, maioritariamente financeiros e de contabilidade, apresentando enormes desafios no recrutamento de profissionais especializados.

Atravessa-se uma fase em que “são os candidatos que entrevistam as empresas”, o que exige uma constante adaptação do tecido empresarial às novas dinâmicas, motivações e ambições dos profissionais financeiros, e tem impulsionado o aumento salarial para funções de direcção neste sector.

No topo da tabela de remuneração, o director Financeiro pode auferir até 140 mil euros enquanto o responsável financeiro aufere até 73 mil euros e para a função de controller Financeiro até 49 mil euros. A função de contabilista certificado tem o teto máximo de 56 mil euros.

Ler Mais