Está aberta a época das esplanadas. 10 sugestões imperdíveis (de Norte a Sul) para aproveitar as melhores vistas e os melhores petiscos

Desde bares de praia a restaurantes de hotel, passando por rooftops com vistas panorâmicas ou verdadeiros oásis escondidos no bulício da cidade, eis dez opções de esplanadas perfeitas para aproveitar os dias quentes nesta recta final da Primavera, entre petiscos e cocktails.

Ora tome nota:

Norte

Casario, Gran Cruz House (Porto)

Em plena zona ribeirinha do Porto, o Casario – cujo nome é inspirado precisamente no cenário histórico que rodeia a Gran Cruz House, o boutique hotel onde está inserido – pretende proporcionar viagens inesquecíveis em torno da gastronomia portuguesa e dos vinhos do Douro e Porto. Com cozinha assinada pela dupla de chefes Miguel Castro e Silva e José Guedes, aposta num menu que é um elogio constante aos sabores mais tradicionais, assim como aos produtos locais e sazonais. A esplanada com vista para o rio Douro e a ponte Dom Luís I é a cereja no topo do bolo para qualquer refeição neste restaurante.

 

Tenro by Digby, Torel Avantgarde (Porto)

Sete anos depois da sua abertura, o Tenro by Digby, no Torel Avantgarde, continua a dar bons motivos para uma visita, não fosse este boutique hotel de cinco estrelas um dos melhores lugares para observar o Rio Douro e Vila Nova de Gaia. A cozinha, a cargo de João Figueirinhas, conta agora várias novidades para a estação mais quente, opções inspiradas no receituário português que se reinventam com o toque mais criativo e autoral do chef português.

Às sextas-feiras, o fim-de-semana começa de forma animada no terraço do hotel, que recebe semanalmente vários DJ convidados a partir das 18h30, prometendo três horas de muita animação, conversa e bons cocktails a acompanhar.

 

Bello Rooftop, The Rebello (Vila Nova de Gaia)

Inserido no 4.º piso do edifício central do The Rebello, hotel de cinco estrelas em Vila Nova de Gaia, o Bello Rooftop é um daqueles lugares em que apetece ficar numa tarde quente, enquanto saboreia uma bebida fresca em boa companhia. Gozando de vistas privilegiadas para o coração da Invicta, o rooftop abre as portas diariamente a hóspedes e locais para dar a conhecer uma carta repleta de bons snacks, hambúrgueres, pizzas e saladas, que merecem ser desfrutadas sem pressas na atmosfera vibrante concebida pela designer de interiores Daniela Franceschini.

E porque o Verão merece ser aproveitado até à última gota, no Bello Rooftop o calor também é sinónimo de sessões musicais todas as quintas-feiras e de brunches ao domingo, que incluem não apenas ovos, tostas e bowls frescas, mas também música de um DJ convidado.

 

Terrace Lounge 360º, Espaço Porto Cruz (Vila Nova de Gaia)

No último andar do Espaço Porto Cruz, projeto onde se celebra a cultura do vinho do Porto, aliando contemporaneidade e tradição, tem morada o Terrace Lounge 360º.  Um rooftop bar com uma vista panorâmica única sobre o Porto e o rio Douro, a partir do Cais de Gaia. Também aqui o vinho do Porto é rei, com uma carta exclusiva de cocktails que prometem quebrar estereótipos sobre esta bebida: Caipiporto, Sangria de Vinho do Porto ou Cruz Tawny Fresco – servido com água tónica, gelo e rodela de laranja – são algumas das opções inusitadas para acompanhar o por-do-sol perfeito a que se assiste nesta esplanada.

A par dos cocktails, há também uma extensa carta de vinhos de mesa, assim como petiscos assinados pelo chef Miguel Castro e Silva, entre eles os já famosos Peixinhos da Horta com maionese de limão ou o Hambúrguer com cogumelos, picles de cebola e vinho do Porto. Da agenda deste rooftop, sai ainda a promessa regular de música para animar os finais de tarde.

Centro

Madrasta (Paço d’Arcos)

Em pleno Jardim de Paço d’Arcos, com vista desafogada para o mar e com duas esplanadas, o Madrasta tem todos os ingredientes para ganhar o título de hotspot deste Verão. Neste que é o sexto restaurante do Grupo Non Basta, é possível almoçar e jantar todos os dias da semana, petiscar a meio da tarde, comer uma pizza fora de horas ou beber um copo sempre que apetecer. Com as duas esplanadas, uma no primeiro piso e outra que se mescla no jardim, este é um restaurante para famílias, amigos, encontros românticos e até mesmo para fechar um negócio à mesa, com a brisa do mar a refrescar os dias mais quentes da estação.

 

Casa Reîa & Cabana na Reîa (Costa de Caparica)

A Casa Reîa foi inaugurada em 2021 e rapidamente se tornou num dos lugares mais trendy da Costa de Caparica. Este ano, apresentou um novo chiringuito de praia, a Cabana na Reîa, um prolongamento da esplanada e da zona de estar com mais espaço para sentar e relaxar, mesas comunitárias, acesso ao bar para cocktails e outras bebidas exclusivas da Casa Reîa e um novo menu, dentro do conceito original, mas agora mais descomplicado, fácil e a condizer com o espaço.

Aqui, não faltam mesas baixas, bancos corridos, almofadas, pufes e sunbeds, estas com reserva obrigatória, tudo em materiais orgânicos, como madeira, palhinha, linho e toldos em juta, numa decoração de estilo boho, em tons de terra, com diferentes elementos decorativos. Mais uma razão para se ficar a desfrutar do dolce far niente.

 

Café do Paço (Lisboa)

Uma instituição de Lisboa, aberto há 15 anos no Paço da Rainha, junto ao Campo Mártires da Pátria. O Café do Paço, famoso pelos seus sofás de capitonê e veludo vermelho e os Bifes à Café que se tornaram um clássico da capital, exibe uma esplanada com 18 lugares, ideal para quem prefere matar saudades desta receita do imaginário alfacinha no exterior, e deixar o interior para a clientela notívaga.

Adquirido pelo grupo Paradigma em 2023 – autores de projectos como Ofício, Lota Sea & Fire e Canalha – o Café do Paço mantém a decoração, menu e staff. O objectivo é preservar este património da restauração lisboeta.

 

Sala de Corte (Lisboa)

Com localização discreta nas traseiras do restaurante, este terraço da Sala de Corte surge como um pequeno oásis no burburinho do Cais do Sodré. Entre costelas-de-adão e folhas de palmeira, há um total de 25 lugares sentados nesta esplanada interior, climatizada e totalmente coberta com telhado de vidro.

A leveza da luz natural, aliada à vasta panóplia de plantas que compõe a decoração, convida a almoços longos, e a oferta da carta da Sala de Corte não podia ser melhor para isto: especializada em carne maturada, disponibiliza uma lista selecionada de cortes distintos, sendo o t-bone e o chuléton duas das melhores opções para partilhar, sem pressas. A par da imponente carta de vinhos, há também cocktails de assinatura para os dias mais quentes. O Pisco Sour com alecrim fumado e a Margarita com Paprika são bons exemplos disso.

Sul

Austa (Almancil) 

Aberto desde Agosto de 2023, é fruto das viagens que o casal britânico Emma e David Campus fez pelo país. O austa, palavra que significa “vento do Sul”, reúne o melhor de Portugal e do Algarve. Na cozinha está o chef David Barata, que prepara um menu com os ingredientes do mar e da serra algarvia, hortícolas e fruta da horta e pomar próprios, inseridos num espaço com 5000 metros quadrados, dos quais 144 estão dedicados a este jardim mediterrâneo.

É com vista para esse cenário que está a nova esplanada. Assente sobre um pavimento de azulejos de terracota locais. Este refúgio al fresco foi desenhado entre o casal, a concept store Duna Living e o Studio Gameiro – assim como todo o restaurante – e oferece diferentes ambientes entre nichos e pérgolas, sofás e mobiliário Kettal, e uma leira de água que atrai avifauna. Um local idílico, onde é possível assistir ao sol pôr-se entre figueiras e arbustos de lavanda.

 

Atlântico, Vila Vita Parc (Porches)

De olhos postos no mar e no campo, o restaurante Atlântico encabeça a homenagem que o Vila Vita Parc presta aos produtos regionais e às tradições gastronómicas do Algarve, num registo fine dining muito português. Se os interiores do restaurante, pontuados a tons de azul, convidam a momentos descontraídos, é no terraço que esta experiência é elevada ao expoente máximo de indulgência: com vista para os relvados do resort e para o mar ali ao pé, é um espaço protegido e harmonioso, onde o foco está nos bons sabores e nos bons momentos.

É em pleno contacto com a noite algarvia que se pode mergulhar na carta do restaurante onde o produto vegetal do Sul e tudo o que é do mar são protagonistas. É também aqui que o dia pode começar da melhor maneira, banhado pelo sol primaveril e com cheiro a maresia, pois este é um dos espaços do resort onde diariamente é servido o pequeno-almoço, apenas para adultos.

Ler Mais