Esta empresa é “amiga da enxaqueca” e criou uma sala para colaboradores que sofrem desta condição

A Teva Portugal implementou nos seus escritórios uma sala adaptada que reúne as condições necessárias para ajudar as pessoas com este tipo de cefaleias a descansar, oferecendo alívio suficiente para passar o dia de trabalho ou para evitar que a crise se agrave.

 

A iniciativa ajuda a mitigar o impacto da enxaqueca no local de trabalho e a melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos trabalhadores que sofrem desta doença neurológica incapacitante.

Para a criação deste novo espaço, a Teva contou com a colaboração de Raquel Gil Gouveia, neurologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Cefaleias, que definiu os requisitos necessários para que este fosse considerado uma sala de enxaqueca. A sala permite black out total e conta com um sistema de climatização amena, para além de equipamento a pensar no conforto dos utilizadores, como uma poltrona reclinável que permite à pessoa deitar-se, mas levantar a cabeceira se necessário, mantas, dispensador de água e gelo e recipiente para vómitos.

Marta González Casal, directora-geral da Teva Portugal afirma, «o nosso objectivo foi criar um espaço de bem-estar, cuidadosamente preparado, para que a pessoa possa descansar durante uma crise de enxaqueca num ambiente confortável e humano e desligar-se do que está ao seu redor».

Em Julho deste ano, a Teva Pharmaceuticals recebeu o Selo de Local de Trabalho Amigo da Enxaqueca, uma iniciativa desenvolvida pela European Migraine & Headache Alliance (EMHA), e um painel de especialistas de toda a Europa, incluindo neurologistas e médicos de medicina do trabalho, que reconhece as empresas que assumem o compromisso de proporcionar um ambiente de trabalho favorável aos seus colaboradores que sofrem de enxaqueca.

O programa do Selo de Local de Trabalho Amigo da Enxaqueca foi concebido para reduzir o impacto da enxaqueca no local de trabalho e reconhece as empresas que realizam formação da EMHA, bem como a criação de um ambiente de trabalho adequado. Existem três níveis de acreditação que reconhecem, entre outras coisas, a formação do empregador e dos empregados, as acções de sensibilização na empresa, a adaptação do local de trabalho e a disponibilidade ou não de cuidados e apoio médico.

Ler Mais