Esta empresa está a implementar uma política de género neutro
A Nestlé anunciou o lançamento de uma política global de licença parental, mais inclusiva e melhorada. A nova política de género neutro será aplicada a todos os colaboradores em todo o mundo. Na Nestlé Portugal, as medidas agora anunciadas pelo Grupo já se encontram em vigor.
De acordo com esta nova política, a licença parental para cuidadores primários (pais) será estendida das 14 semanas, anteriormente praticadas, para as 18 semanas de licença integralmente pagas. A política estabelece um mínimo de quatro semanas para cuidadores secundários (tios e avós), para os quais não havia um mínimo global anteriormente fixado.
«Cada família é única, por isso desenvolvemos uma política de apoio aos pais que é flexível o suficiente para funcionar para todos nós. Apoiar o desenvolvimento saudável dos bebés tem sido um valor essencial da nossa companhia desde a sua fundação. A nossa nova política de apoio aos pais é uma parte importante dos nossos esforços para proporcionar às crianças o melhor começo de vida, permitindo que os pais passem mais tempo com seu novo filho», explicou Mark Schneider, CEO da Nestlé.
Apesar de estabelecer novos padrões mínimos, esta nova política não estabelece limites. Isso significa que, em alguns países, a Nestlé pode optar por oferecer mais férias do que as 18 semanas para os cuidadores primários e as quatro semanas para os cuidadores secundários. Além disso, a empresa dará uma licença parental mais longa, se as leis locais o exigirem.
Além das novas medidas, a política de apoio aos pais reforça a protecção do emprego, a não discriminação, a protecção da saúde, a disponibilidade de opções flexíveis de trabalho, bem como o apoio à amamentação.
«Queremos tornar a Nestlé um local de trabalho ainda mais inclusivo e inspirador. Esta é uma política que beneficiará cada um dos nossos colaboradores no momento em que recebem um novo filho na sua família, independentemente do local do planeta onde se encontrem», referiu Béatrice Guillaume-Grabisch, directora de Recursos Humanos da Nestlé, SA.
A Nestlé começará a implementar a nova política em 2020, com o lançamento global concluído até o final de 2022.