Esta empresa lisboeta proporcionou formação digital a 170 crianças e jovens de bairros desfavorecidos

A Gebalis promoveu, em parceria com a Fun Coders Academy, a segunda edição da Semana Digital Gebalis, uma iniciativa que visou dar formação gratuita a 170 crianças e jovens residentes em bairros municipais geridos pela empresa.

Os alunos, divididos por 18 turmas, tiveram a oportunidade de escolher um de vários cursos, desde Scratch, Robótica, Edição de Vídeo, Construção de Sites e Comunicação Criativa. Com este projecto, a Gebalis e as instituições parceiras envolvidas pretenderam promover a inclusão digital como uma alavanca para a inclusão social, potenciar a diferenciação dos jovens no mercado de trabalho, estimular o raciocínio lógico através de linguagem de programação, desafiar a criatividade de cada criança ou jovem e promover a coesão social dos territórios, através de jovens com mais oportunidades formativas.

Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da Gebalis, salienta que «a missão da Gebalis passa pela promoção da qualidade de vida dos moradores, indo muito além das questões habitacionais. Não queremos só reabilitar os bairros, queremos fazer parte do desenvolvimento das nossas crianças e jovens e da dotação das competências necessárias para a conquista dos seus sonhos e objectivos.»

Fernando Angleu acredita que o domínio de conhecimentos digitais é algo essencial numa sociedade cada vez mais tecnológica, explicando, porém, que «os valores associados a estas formações são muitas vezes incomportáveis para as famílias residentes nos nossos bairros».

Os cursos foram ministrados por professores credenciados, num total de 15 horas (quatro dias x 3h30).