Esta empresa oferece 500 euros por cada filho aos colaboradores
A ITSector, tecnológica sediada no Porto, está a pagar 500 euros pelo nascimento de cada filho para reter o talento dos mais 400 colaboradores que emprega em Portugal e atrair uma centena até ao final do ano.
Com esta medida de apoio à natalidade, que abrange os colaboradores distribuídos pelos Centros de Tecnologias Avançadas que detém no Porto, Lisboa, Braga, Aveiro e Bragança, a empresa pretende demonstrar o ADN da sua cultura organizacional, reconhecendo a importância da família para o bem-estar dos colaboradores.
«Esta iniciativa é simplesmente o reflexo da nossa identidade. Somos uma grande empresa, que ainda valoriza o pormenor, a proximidade, a atenção e a família», resume Maria Inês Domingues, directora de Recursos Humanos da ITSector. No fundo, «é uma demonstração simples do quanto queremos promover o bem estar e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, reconhecendo a importância desta dimensão na nossa vida e no nosso bem estar», realça.
Desde 2015, esta medida já beneficiou 56 colaboradores, resultando num investimento de 28 mil euros, de acordo com a responsável. Mas, esclarece, «há muitos benefícios não directamente relacionados com a componente salarial, que procuramos atribuir, por reconhecermos a sua importância para os nossos colaboradores». «Procuramos oferecer alternativas que respeitem a individualidade, gostos e motivações dos colaborares, como por exemplo o dia da família e do desporto, formação interna e externa, teambuildings e acções de cariz social», acrescenta.
«Precisamos de sentir genuinamente esse bem-estar e felicidade, para podermos transmitir isto aos nossos aturais colaboradores e candidatos. Isto é algo que, na minha óptica, faz toda a diferença», ressalva Maria Inês Domingues
Adicionalmente, todos os colaboradores têm acesso a um seguro de saúde, bem como a condições especiais em ginásios, clínicas, farmácias, bancos ou agências de viagens. Existe ainda um incentivo monetário para quem referenciar amigos da área tecnológica para se juntar à equipa, fazendo dos próprios colaboradores os embaixadores da empresa. «Os nossos colaboradores têm de ser a nossa melhor publicidade», destaca.
«Este conjunto de estratégias adoptadas pela ITSector tem vindo a dar frutos muito positivos, facto que se comprova pela redução significativa do turnover da empresa, algo que contraria a tendência do mercado de TI em Portugal», conclui 1a responsável.
No decorrer deste ano, a ITSector pretende contratar mais 100 talentos para reforçar os centros de nearshore que tem em território nacional, mudando de instalações no Porto e Braga em breve e reforçando ainda as restantes geografias.
Fundada em 2005, a ITSector dispõe de escritórios em Portugal, na Polónia, Alemanha, Angola, Moçambique e Quénia.