Está indeciso sobre que carreira seguir? Estão 16 áreas e profissões vão estar em destaque até 2025
O mundo do trabalho sofreu mudanças drásticas nos últimos anos. Isso faz-nos repensar no que está por vir, qual o melhor caminho a seguir no mercado ou qual será a próxima área a ser transformada pela tecnologia.
No site “aprendeaí” revela-se quais as áreas e profissões que vão estar em destaque, com base no que irá criar maior necessidade dos consumidores até 2025. Entre elas, estão estas 16:
1. Desenvolvimento de software
A capacidade de gerir as enormes quantidades de dados que processamos individualmente a cada dia, identificar padrões e dar sentido a tudo isso, será algo cada vez mais valorizado.
Áreas como desenvolvimento de software, analista de sistemas de computação, analista de pesquisa de mercado e o especialista em marketing, que também exigem essas habilidades analíticas, terão mais 20% de procura pelas empresas.
2. Gestor de inovação e criatividade
Por mais que possa parecer um termo genérico, já é possível encontrar empresas que oferecem esta vaga. Estes profissionais serão responsáveis por repensar as estratégias de uma empresa, seja para o seu core business ou para alguma área específica, com o intuito de melhorar o modelo de negócio. Competência estratégicas como Design Thinking e Ferramentas Ágeis devem estar na mira desses profissionais.
As máquinas não são óptimas no pensamento crítico ou para criar ideias novas, por isso a criatividade pode ser à prova do futuro. As pessoas que que trabalham com ideias, palavras e imagens provavelmente sobreviverão ao aumento da automação, porque as máquinas não funcionam como seres humanos. Ainda não, pelo menos.
3. Experiência do utilizador
A função destes profissionais é fazer com que o cliente tenha toda a assessoria necessária de algum produto/serviço contratado. E também criar soluções para uma melhor experiência do cliente nos canais digitais.
4. Gig Worker
A “economia gig” inclui contratos de curto prazo ou trabalho freelancer. Esta forma de trabalhar está em ascensão e exige que os colaboradores sejam flexíveis e independentes, duas coisas em que os robôs não são bons. Há um debate sobre a questão de empregar pessoas desta forma, mas no geral tem havido um aumento acentuado de trabalho flexível, e de curto prazo, em alguns países.
5. Comunity manager
Estes profissionais são responsáveis por lidar com os consumidores e a comunidade de uma empresa, para recolher opiniões para melhorar o negócio e o posicionamento da empresa com essas pessoas. Alguns negócios já possuem profissionais focados nessa função, que irá expandir-se nos próximos anos.
6. Cientista de dados
Houve um aumento de 54%, de cientistas de dados em países como Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido. Há muitas coisas que as máquinas podem fazer com algoritmos e códigos, mas são as pessoas que combinam o seu conhecimento científico e a capacidade de encontrar as histórias escondidas em grandes quantidades de dados que são especialmente úteis.
7. Engenheiro ambiental
O meio ambiente tem sofrido alterações drásticas nos últimos anos e por isso estes profissionais serão cada vez mais essenciais entre as profissões do futuro.
8. Especiaista em e-commerce
O e-commerce já é um modelo de negócio trivial na vida das pessoas. Porém, com tantas lojas virtuais a concorrer na internet, será preciso destacar-se cada vez mais para atrair clientes. Por isso, o profissional especialista em e-commerce ainda tem um tempo longo de vida garantido.
9. Cuidador
Quanto mais pessoas vivem mais, todos os aspectos do sector de saúde estão prontos para o crescimento. E enquanto a telemedicina, os equipamentos cirúrgico-robóticos e outras formas de automação estão a mudar a forma como alguns cuidados de saúde são oferecidos, a procura por cuidadores vai aumentar à medida que nos comprometemos a fornecer assistência médica a mais pessoas.
10. Engenheiro hospitalar
A tecnologia em hospitais tem evoluído e surgem novos aparelhos para facilitar tratamentos, cirurgias e o dia-a-dia de profissionais de saúde. E é por isso que o engenheiro hospitalar está entre as profissões dos próximos anos.
11. Saúde mental
As profissões que envolvam cuidados da mente (psicólogos e psiquiatras, por exemplo) vão continuar em alta. E a explicação é simples, ainda é muito pouco provável que as máquinas substituam o cuidado personalizado que esses profissionais têm com seus pacientes.
12. Gestor de resíduos
A produção de resíduos vem aumentando consideravelmente, principalmente do tipo sólido, gerando a necessidade de uma gestão dessa matéria sendo produzida massivamente.
14. Arquitecto e engenheiro 3D
No sector de engenharia, arquitecctura e urbanismo, será possível projcetar ambientes em 3D e por isso, os profissionais deverão especializar-se nesse ramo para proporcionar uma experiência cada vez mais real ao seu cliente.
15. Gestor de talentos e Recursos Humanos
Enquanto encontrar o candidato certo está a tornar-se cada vez mais dependente de dados e triagem automatizada em algumas profissões, as competências sociais que as pessoas trazem para a mesa ainda são valiosas. A inteligência emocional, relacional e a capacidade de se relacionar bem com as pessoas, serão sempre importantes nesse sector em que os robôs provavelmente não conseguirão chegar tão cedo.
16. Especialista em energias renováveis e alternativas
Não é de hoje a preocupação com o ambiente, e não será nos próximos anos que vai acabar. Pelo contrário, a tendência é que seja cada vez mais necessário pensar em recursos alternativos, energias renováveis, que não gerem impacto no meio ambiente. Por isso, estes profissionais são da máxima importância para os próximos anos.