Esta instituição de ensino está a coordenar projecto europeu dedicado à aplicação da realidade aumentada em contexto educativo

Nos últimos dois anos, a Atlântica foi a entidade responsável em Portugal pela coordenação do projecto nPear, apoiado pelo programa internacional ERASMUS + sob a designação “Cooperation partnerships in higher education- KA220-HED” da União Europeia.

O projecto foi desenvolvido em parceria por seis entidades: Atlântica – Instituto Universitário, de Portugal; Biedriba Eurofortis da Letónia; Clictic S.L. e PrimerFrame, de Espanha; Unity Evropaiko Kollegio Ellada, da Grécia; e Stepp Strategie Servizi Sviluppo Srls, de Itália].

O objectivo foi integrar a adopção de aplicações de realidade aumentada educacionais, recolhendo as melhores práticas, criando directrizes para professores de educação física e desenvolvendo um curso online de forma a publicar estes materiais.

Sendo um mercado em rápido crescimento entre as TIC, a realidade aumentada proporciona uma visão enriquecida do mundo físico, acrescentando camadas com informação contextualmente útil, fornecida visualmente ou estimulando outros sentidos utilizando dispositivos portáteis ou vestíveis.

As seis entidades conseguiram concluir que a investigação e o desenvolvimento na área da realidade aumentada está a crescer, em especial na Europa, mas a sua adopção na educação é ainda muito fragmentada, muitas vezes por falta de formação ou de informação devidamente estruturada.

O Instituto Universitário pretende agora continuar na mesma linha de desenvolvimento científico neste campo tecnológico, que combina elementos do mundo real com elementos virtuais em 3D, assim como continuar futuras investigações, privilegiando abordagens multidisciplinares, com vista a uma maior interactividade entre elementos em tempo real, com especial foco na educação.

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