Esta plataforma propõe-se modernizar a Administração Pública, promovendo a colaboração e a comunicação entre os seus colaboradores
Já foi lançada a Bússola, um sítio na internet dedicado à Administração Pública portuguesa que permite explorar estratégias, descobrir oferta formativa, consultar guias práticos, acompanhar eventos e notícias e criar redes de trabalho colaborativo.
A Bússola organiza-se em quatro separadores de acesso livre, que se subdividem em diversas áreas com informação útil sobretudo para os trabalhadores, mas também para o público em geral:
Conhecer – Conteúdos sobre iniciativas e parcerias na Administração Pública e mais de 30 guias práticos.
Aprender – Conteúdos sobre oportunidades de formação destinadas aos trabalhadores da Administração Pública, tutoriais e recursos instrutivos sobre diferentes áreas governativas.
Comunicar – Notícias e newsletters referentes às diferentes áreas governativas e acesso à revista sobre inovação na Administração Pública, a Diagrama.
Dossiers temáticos – Conteúdos organizados segundo temas de relevância transversal, que congregam em si diferentes tipos de artigos, documentos, eventos e oportunidades de formação.
«A Bússola dispõe ainda de uma área reservada aos trabalhadores de disponibiliza o acesso a Redes Colaborativas, seja as que são actualmente utilizadas pelas equipas de trabalho ou redes novas que venham a ser criadas. Este espaço digital permite, por exemplo, partilhar documentos, preparar apresentações ou trabalhar num mesmo ficheiro», lê-se em comunicado.
Os conteúdos disponíveis são produzidos pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), pelo Instituto Nacional de Administração (INA) e pela Direcção-Geral de Administração e Emprego Público (DGAEP).
A Bússola já conta com cerca de 500 trabalhadores registados e a sua apresentação foi feita num vídeo pela Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. Veja aqui.
Ainda a propósito do lançamento, foram também promovidas duas sessões de debate com a participação do secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, e com a secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, disponíveis aqui.