Estão os departamentos de Gestão de Pessoas na era da digitalização?

A maioria das empresas não sabe sequer dizer o que entende por digitalização. Esta é uma conclusões do estudo da Talentia Software sobre a digitalização nos departamentos de Recursos Humanos.
O estudo foi realizado a 246 empresas, com o objectivo de perceber a evolução das empresas no processo de transformação digital, pela Talentia Software, empresa especializada em soluções de software empresarial, dedicadas à Gestão de Desempenho Empresarial e à Gestão do Capital Humano, em conjunto com Fundación Personas y Empresas.

Os resultados revelam que muitas empresas (45%) consideram que a cultura da sua empresa reforça e potencia a digitalização, mas a maioria não implementa totalmente a digitalização no dia a dia da sua empresa.

A maioria das empresas não sabe efectivamente o significado de digitalização, entendendo-a como automatização, uso de novas tecnologias, um grande banco de dados, instrumentos e eliminação do papel, não compreendendo o verdadeiro significado da palavra em si.

Da análise do estudo pode perceber-se que existe interesse por parte das empresas e dos seus colaboradores em entrar na era da digitalização, mas muitos directores limitam-se a analisar os orçamentos do lado dos custos e não ponderam o investimento e digitalização.

Outra das conclusões do estudo é que as empresas que pretendem implementar novas tecnologias devem considerar uma estratégia de transformação contínua e que se baseie em três elementos chave que lhes permitam possuir uma visão estimulante e transformadora, que possibilite criar um percurso de evolução e que considere a mobilização de toda a organização.

Um grande número de empresas considera ainda ser muito baixo o seu nível de digitalização e apenas 23% identifica ter algum nível de digitalização. Inserem-se neste último nível as empresas que assumem conseguir estabelecer serviço, produtos e ferramentas que utilizem a digitalização e que possam estabelecer correlações e previsões futuras.

A maior parte das empresas reconhece também não ter totalmente identificadas as capacidades ou competências digitais dos colaboradores. Apenas quase 10% afirmam dispor dessas funções.

Não obstante, quando questionadas sobre a integração de dados de sistemas diferentes, mais propriamente o desempenho, a remuneração, o recrutamento ou o compromisso, 45% das empresas participantes no estudo afirmam que existe essa integração.

Em relação à formação nas empresas, os resultados dividem-se: 50% das empresas responderam que as suas formações incluem cursos sobre digitalização.

O estudo revela ainda que 14% das empresas não fornece relatórios de Recursos Humanos à direcção.

 

Também lhe podem interessar as noticias disponíveis aqui

Ler Mais