Estas competências são cada vez mais decisivas para a eficiência das empresas
A Factorial revela que num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as competências interpessoais, comunicativas e emocionais têm-se tornado factores decisivos para o recrutamento, retenção e eficiência das empresas.
O desenvolvimento das “soft skills” – competências como a empatia, comunicação eficaz, adaptabilidade e gestão de conflitos – distingue-se das tradicionais “hard skills”, ou habilidades técnicas. Enquanto as “hard skills” garantem que um colaborador possui o conhecimento técnico necessário, são as “soft skills” que facilitam a integração na cultura organizacional e promovem um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo.
De acordo com a Factorial, embora as hard skills sejam essenciais para garantir que os colaboradores possuam o conhecimento técnico necessário, são as soft skills que determinam o sucesso a longo prazo de uma equipa e de uma organização. Directores de RH e recrutadores devem ter em mente que, em muitas situações, as soft skills são o fator diferenciador para a retenção de talentos e a eficiência organizacional.
Empresas em Portugal estão a reconhecer cada vez mais que estas competências não apenas aumentam a satisfação e retenção dos colaboradores, mas também impulsionam a inovação e o crescimento a longo prazo. «As soft skills são um factor-chave para o sucesso das organizações, porque promovem relações de trabalho saudáveis, facilitam a resolução de problemas e estimulam uma comunicação clara e eficiente», afirma [porta-voz da empresa], da Factorial.
Para o desenvolvimento dessas competências, a Factorial recomenda práticas como entrevistas comportamentais e testes psicométricos durante o recrutamento, além de formação contínua e feedback regular para os colaboradores. «Investir no crescimento das soft skills dentro das equipas não só melhora o ambiente de trabalho, mas também fortalece a resiliência organizacional frente a desafios», acrescenta o representante.