Estas rotinas vão transformar o seu bem-estar e o de todos na sua organização

Todos gostamos de falar sobre começar de novo quando o primeiro dia de Janeiro chega, mas muitas vezes sentimo-nos desiludidos porque as resoluções que fizemos são produtos de ilusão, em vez de nos focarmos em objectivos realistas e alcançáveis.

A chave para concretizar os objectivos é começar com pequenos passos, e são muitas as pequenas mudanças que podem ser feitas na vida diária que podem ter um grande impacto. A empresa Thrive Global elaborou uma lista com oito hábitos vão transformar o seu bem-estar e o de todos na sua organização.

 

1.Tomar um banho uma ou duas horas antes de dormir

Quando se trata de dormir bem, o cérebro e o corpo prosperam em temperaturas mais frias. Mas, em vez de abrir uma janela, tente tomar um banho quente uma ou duas horas antes de dormir. Embora isso possa parecer pouco intuitivo, bioengenheiros da Universidade do Texas em Austin descobriram que isso aumentava a circulação do núcleo do corpo para as mãos e os pés, o que contribui para uma diminuição geral da temperatura corporal. Essa prática «vai ajudar o processo circadiano natural e aumentará as hipóteses, não apenas de adormecer rapidamente, mas também conseguir um sono de qualidade», garante Shahab Haghayegh, professor no departamento de engenharia biomédica da Universidade do Texas.

 

2. Desenvolver uma rotina matinal consistente

De acordo com pesquisa publicada no jornal The Gerontologist, uma rotina matinal consistente ajuda a facilitar a transição entre acordar e dormir, a adormecer mais rápido e a dormir profundamente durante a noite. Por isso é importante encontrar uma rotina matinal que funcione para si.

 

3. Procurar experiências sem telefone

Está provado que ver o mundo sem dispositivos – e não pela tela do telefone – produz um conjunto de benefícios para a saúde mental e o bem-estar. Wenjie Cai, professor sénior da Universidade de Greenwich, e sua equipa de pesquisa descobriram que os turistas que optam por uma desintoxicação digital enquanto viajam estão mais presentes nos ambientes onde estão e sentem as energias recarregadas. Embora alguns participantes do estudo tenham sentido uma “montanha-russa emocional” quando deixaram os seus telemóveis e outros dispositivos eletrónicos, mais tarde, fizeram um balanço positivo da experiência.

 

4. Fazer sestas de cinco minutos uma ou duas vezes por semana

Um sesta à tarde não é apenas um dos prazeres simples da vida, é uma ferramenta valiosa para proteger a saúde. Um estudo de 2019 mostrou que fazer sestas de cinco minutos, uma ou duas vezes por semana, é suficiente para reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares ou de ter um ataque cardíaco, em 48%. Além disso, fazer pequenas sestas durante o dia pode ajudar a arejar a cabeça e a aumentar a concentração mais tarde.

 

5. Meditar durante 20 minutos

A meditação traz benefícios significativos, dedicar tempo a apenas 20 minutos de meditação é suficiente para «aprimorar a capacidade do cérebro de detectar e prestar atenção aos erros», diz Jason Moser, investigador da Michigan State University.

 

6. Fazer uma lista de tarefas logo antes de dormir

Às vezes, apesar dos esforços, quando queremos adormecer, toda a agitação que ainda está a acontecer no cérebro não deixa isso acontecer. Um estudo da Baylor University mostra que escrever uma lista de tarefas muito específica, cinco minutos antes de dormir, é uma maneira eficaz de aliviar as preocupações sobre tarefas futuras e ajudá-lo a adormecer mais rapidamente. Tente fazer uma lista curta à noite e certifique-se de usar papel e caneta, não recorra ao aplicação de notas do telefone, para um sono mais tranquilo e uma manhã menos stressante.

 

7. Não fugir dos seus sentimentos 

Se tem o hábito de enterrar emoções negativas, esta estratégia pode ajudá-lo a reformular a maneira como vê os sentimentos que o estão a incomodar. Inspirado no filme Inside Out, um investigador da Universidade do Texas descobriu que trazer emoções negativas à vida, como a tristeza, pode ajudar a sentir-se menos apegado a elas. De acordo com o estudo, imaginar a tristeza como uma pessoa fora de si, pode ajudá-lo a se sentir separado dela e, portanto, mais capaz de lidar com isso.

 

8. Ter contacto com a natureza pelo menos três vezes por semana

Se tem 20 minutos para meditar, também tem 20 minutos para sair e ter contacto com a natureza. Uma pesquisa da Universidade de Michigan descobriu que uma experiência na natureza dura pelo menos 10 minutos, sem a distracção das redes sociais, da internet, de telefonemas, pode diminuir os níveis de stress. Com base nas descobertas do estudo, deve tomar a sua “dose” pelo menos três vezes por semana, mas quanto mais, melhor (e menos stressado estará).

Ler Mais