Este curso (com o selo do IEFP) dirige-se aos estrangeiros que pretendam vir trabalhar em Portugal podem
A NAU, plataforma para o ensino e formação online dirigido a grandes audiências, serviço da Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), anuncia em conjunto com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) o lançamento do curso Cidadãos Estrangeiros: Trabalho e Formação, direccionado para os estrangeiros que pretendam vir trabalhar em Portugal.
O facto de Portugal pertencer à União Europeia e a livre circulação de pessoas ser uma realidade, bem como a qualidade do ensino ter o reconhecimento internacional e a presença de algumas empresas internacionais com sede/sucursais em Portugal, leva a que uma parte da emigração existente tenha como objectivo a formação e a procura de trabalho.
Ao longo do curso será possível encontrar informação sobre como procurar emprego em Portugal; onde aprender a língua portuguesa; como obter a equivalência ou o reconhecimento de qualificações académicas e profissionais obtidas noutros países; onde, e como, obter uma certificação escolar ou profissional.
Trata-se de uma formação que se prevê que tenha uma duração de cerca de sete horas, que poderá ser gerida pelo aluno consoante o seu ritmo. No final de cada um dos módulos existirá uma avaliação formal, com recurso a um teste de escolha múltipla, em que se o aluno obtiver a classificação igual ou superior a 60% receberá um certificado.
O curso encontra-se organizado por módulos de formação, com os seguintes temas: a inscrição para emprego; procurar emprego; e formação como resposta; reconhecimento de títulos; RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. O curso não exige uma frequência sequencial, podendo os participantes optar por abordar primeiro a temática que seja mais relevante para a sua situação concreta.
Para Pedro Barbosa Cabral, gestor da plataforma NAU, «este é um curso que consideramos importante incluir na programação da NAU, uma vez que formação e melhoria das capacidades individuais é uma preocupação assumida, tendo em conta os princípios de aprendizagem ao longo da vida e a estimulação da literacia digital se encontram na génese da plataforma.” Acrescenta ainda, “para além de que sabemos as dificuldades que podem advir aquando da emigração e desta forma pretendemos fornecer as ferramentas necessárias para quem necessita de lidar com esta situação.»