Projecto português junta cientistas de dados de todo o mundo para resolver problemas do milénio

Já estão abertas as inscrições para o World Data League (WDL), um evento global que vai juntar, durante mais de dois meses, cientistas de dados de todo o mundo com o intuito de encontrar soluções para os Objectivos do Milénio.

 

O WDL é um projecto sem fins lucrativos, desenvolvido em parceria com o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, da NOVA Information Management School (NOVA IMS) e apoiado pela ScaleUp Porto.

Esta edição será dedicada ao Objectivo 11 das Nações Unidas: Cidades e Comunidades Sustentáveis. As equipas serão confrontadas com desafios específicos e terão acesso a bases de dados reais – de autarquias, empresas e organizações – para desenvolverem soluções.

A competição vai decorrer por fases. A primeira etapa terá a duração de dois meses, de 1 de Abril a 31 de Maio. Os 10 finalistas serão anunciados entre 1 e 30 de Junho. Entre 15 e 17 de Julho terá lugar o evento final, de três dias, no qual todos os finalistas concorrem para resolver um único problema.

Serão seleccionadas um máximo de 50 equipas, 80% das quais internacionais. O valor pecuniário dos prémios é de 15.000 euros – 13.500 distribuídos entre os três vencedores e 1500 distribuídos ao longo da competição.

«Ao longo dos últimos anos, muitas entidades governamentais, empresas ou ONGs têm recolhido uma imensidão de dados, e sabemos que esses dados podem ser a chave para resolver muitos problemas sociais. Acreditamos que nem todos estes problemas possam, ou devam, ser resolvidos por empresas, e daí criarmos o World Data League – uma competição internacional que junta as melhores mentes em ciência de dados e inteligência artificial para a resolução de problemas de impacto social. Esta edição irá focar-se no tema “data-driven cities” e, no final, será criado um relatório público com todos os insights da competição», explica Rui Mendes, co-fundador do World Data League.

«A gestão de informação e a ciência dos dados são hoje inquestionavelmente vitais para desenvolver políticas públicas data-driven. Políticas capazes de responder de forma efectiva e eficiente aos grandes desafios societais que enfrentamos, como a recuperação da pandemia, a emergência climática e a descarbonização. Colaborativamente, neste World Data League, iremos tirar partido do melhor conhecimento disponível para responder às necessidades das pessoas com recurso à ciência dos dados e à inteligência artificial», refere Miguel Neto, subdirector da NOVA IMS e Coordenador do NOVA Cidade.

As inscrições decorrem até ao dia de hoje e podem ser feitas aqui.

Ler Mais