Estudo revela os aumentos salariais estimados para 2025. Veja aqui os sectores que se destacam
De acordo com os resultados do maior estudo salarial realizado em Portugal pela Korn Ferry, o aumento salarial estimado para 2025 é de 4,12% no salário base. Um valor que continua elevado face a anos anteriores, reflectindo ainda o impacto da elevada inflação. De qualquer forma, face às previsões do ano passado, assiste-se a um decréscimo de 0,47% (4,59% vs 4,12%).
Em termos de sectores de actividade, aqueles que estimam atribuir um valor de aumento salarial superior face aos restantes sectores, em 2025 continua a ser liderado pelas Tecnologias de Informação (TI), seguidos dos sectores Farmacêuticos, Transportes e Serviços. O sector Distribuição e Retalho, ao contrário do ano anterior, prevê atribuir o valor mais baixo face aos restantes sectores.
Analisando por grupo funcional, em Portugal são novamente as funções de base (administrativos/operativos) aquelas que têm um maior aumento estimado para a grande maioria dos sectores em 2025, destacando-se o sector de Tecnologias de Informação com um aumento de 6.75% nestas funções, mas é o sector da Saúde que este ano apresenta o maior projecção de aumento (7.80%) para 2025 para as funções referidas em cima.
O sector de Tecnologia de informação volta a destacar-se nas funções executivas. Neste sector, as funções executivas terão o maior aumento estimado (6.70%) face aos restantes grupos funcionais. Este resultado justifica-se não só pelas politicas de retenção e sucessão que estão a dominar este sector devido à escassez de talento, como a procura de executivos que consigam navegar um sector que se encontra em rápida transformação, com a complexidade associada de promover a adoção de tecnologias emergentes (ex. AI, blockchain, Cloud, Data Sceince) nos clientes que servem.
O impacto da inflação na atribuição de aumentos salariais continua a ser referida por mais de 75% dos inquiridos. No entanto, este valor contrasta com o reportado no ano passado em menos de nove pontos percentuais. De acordo com Duarte Silveira, Head of Digital da Korn Ferry Portugal «face aos resultados obtidos em 2024, o mercado parece demonstrar algum ajuste e adaptação, depois de um período de grande instabilidade inflacionária. Ainda assim, as empresas continuam a implementar medidas para mitigar o efeito de perda de competitividade e do poder de compra dos colaboradores e 43% afirmam que mais de 50% do incremento previsto considera a inflação.»
Os aumentos salariais apresentados são uma média do que se prevê atribuir em 2025. Naturalmente que, por mérito, por desempenho, pela dificuldade em reter ou atrair profissionais, entre outros factores, os valores distinguirão diferentes profissionais e colaboradores presentes em diferentes famílias funcionais, e não tanto a tipologia de função exercida.
Ainda assim, observamos um ligeiro crescimento de dois pontos percentuais no número de organizações que diferenciam os aumentos atribuídos por famílias funcionais (15% em 2024 face a 17% em 2025).
As funções com os maiores aumentos salariais continuam a ser lideradas por Tecnologias de Informação, Analytics and Data Science, continuando as famílias de Produção e Engenharia com destaque face às restantes famílias funcionais. Para algumas organizações, o aumento estimado para estas áreas pode atingir entre 8% e 10% em 2025.