Fica facilmente irritado com provocações de terceiros? Investigadores japoneses descobriram que esta simples acção elimina a raiva

A raiva causada por um insulto ou provocação pode ser reduzida se essa reacção for transposta para um papel e depois destruí-lo, revela um estudo recente da Scientific Reports.

 

Uma equipa de investigadores da Universidade de Nagoya (Japão) analisou durante anos a associação entre a palavra escrita e a redução da ira. «Esperávamos que o nosso método reduzisse a raiva até certo ponto», no entanto, «ficámos surpreendidos por a ira ter sido eliminada quase completamente», revelou o investigador principal, Nobuyu Kawai, em comunicado.

Para o estudo, um grupo de estudantes de doutoramento voluntários teve de escrever opiniões sobre questões sociais importantes e foi informado de que a sua escrita seria avaliada. Independentemente das respostas, todos obtiveram notas baixas em inteligência, interesse, simpatia, lógica e racionalidade.

Além disso, todos foram alvo do mesmo comentário insultuoso por parte dos avaliadores: “Não acredito que uma pessoa instruída pense assim. Espero que aprenda alguma coisa enquanto estiver na faculdade”.

Os voluntários tiveram depois de escrever sobre os seus pensamentos acerca dos comentários, centrando-se no que desencadeou as suas emoções, e um grupo deitou o papel fora ou guardou-o num arquivo, enquanto outro destruiu-o numa trituradora ou colocou-o numa caixa.

Seguiu-se a avaliação dos voluntários sobre o seu nível de raiva: no caso do grupo que deitou o papel fora ou o rasgou a irritação praticamente desapareceu, mas os restantes registaram apenas uma pequena diminuição do nível de ira.

Ler Mais