Fidelidade atribuiu 750 mil euros a instituições sociais
A nova edição do Prémio Fidelidade Comunidade distinguiu instituições sociais de todo o país, com um valor total de 750 mil euros.
A quarta edição do Prémio Fidelidade Comunidade, foi dividida em duas fases, com dotações de valor diferentes, para fazer face às dificuldades vividas pelas instituições sociais durante a situação pandémica que se vive há já dois anos.
A primeira fase, que tem um prémio no valor total de 150 mil euros, distinguiu nove instituições sociais de todo o país, incluindo a Região Autónoma da Madeira.
A segunda fase do Prémio que agora termina, tem um valor total de 600 mil euros e destina-se a projectos entre 50 mil euros e 100 mil euros que promovam a capacitação e sustentabilidade das organizações sociais. Nesta fase forma premiadas as seguintes 10 instituições:
· AMAR 21 – Associação de Apoio à Trissomia 21 e outras Perturbações do Neurodesenvolvimento (Barcelos_Braga)
· Associação Sócio Terapêutica de Almeida, IPSS – ASTA (Guarda_Almeida)
· Centro de Reabilitação e Integração de Fátima – CRIF (Santarém_Ourém)
· CERCIZIMBRA, CRL – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Sesimbra (Setúbal_Sesimbra)
· CERCIMARANTE, CRL – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Amarante (Porto_Amarante)
· SUÃO – Associação de Desenvolvimento Comunitário (Évora)
· APPACDM Braga – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Braga)
· CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE MEÃS DO CAMPO (Coimbra)
· ALDEIAS HUMANITAR – Associação de Solidariedade Social (Viseu_Sernancelhe)
· Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual – ABBADV (Viseu_Mortágua)
Com 328 candidaturas recebidas nesta fase, a maioria das instituições apresentou projectos na área do envelhecimento, seguindo-se a de inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade e, em menor número, a área da prevenção em saúde. Os apoios mais solicitados ao Prémio Fidelidade Comunidade prendem-se com a contratação de recursos humanos, compra de viaturas, obras e certificações.
Porque “ser Fidelidade” pressupõe o envolvimento dos colaboradores e parceiros de negócio, a Fidelidade desafiou ambos a eleger dois projetos, entre os vencedores, que têm ainda direito a um prémio especial, no valor de 3.000,00 euros cada – Prémio Especial Colaboradores e Prémio Especial Parceiros de Negócio.
Inserido na estratégia de sustentabilidade e negócio da Seguradora, o Prémio Fidelidade Comunidade designa a forma como a empresa estrutura a sua resposta às problemáticas da sociedade, e materializa o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da comunidade, através do fortalecimento do sector social privado.