Fidelidade foi considerada a segunda seguradora mais sustentável na Europa (e quarta a nível mundial)
A Fidelidade anunciou, durante a sua participação na COP28, que é a segunda melhor seguradora da Europa e a quarta melhor do mundo para a Morningstar Sustainalytics em termos de sustentabilidade, entre 301 seguradoras avaliadas.
A seguradora recebeu um rating de 11,7, valor que a coloca na segunda posição no ranking das melhores seguradoras europeias e em quarto lugar no ranking mundial. Em Portugal esta classificação coloca a Fidelidade como a melhor instituição no sector de banca e seguros e a segunda empresa portuguesa mais sustentável, considerando todos os sectores de actividade económica.
O rating ESG agora atribuído pela Morningstar Sustainalytics consolida a estratégia implementada pela Fidelidade, que procura «ter um impacto positivo na sociedade, sendo um agente económico responsável e proactivo na transição ecológica, e um agente de mudança exemplar, que está ao lado dos seus colaboradores, parceiros e clientes neste caminho em prol da sustentabilidade».
Para Rogério Campos Henriques, CEO do Grupo Fidelidade, «ser avaliada por uma empresa externa e com comprovada experiência no mercado de avaliação de riscos ESG é de extrema importância pois permite medir o desempenho e compromisso com o desenvolvimento sustentável. Este reconhecimento contribui assim para a melhoria contínua das acções, políticas e programas com uma orientação clara para a criação de impacto positivo em todos os nossos stakeholders».
A Morningstar Sustainalytics é uma empresa internacional que produz um ranking global de sustentabilidade há mais de 30 anos e fornece investigação, classificações e dados analíticos de alta qualidade sobre ambiente, sociedade e governação (ESG) a investidores institucionais e empresas na área do ambiente, social e governação em todos os sectores de actividade.
Como reconhecimento pela sua política de sustentabilidade, pela primeira vez, a Fidelidade está a participar na 28.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), que se realiza até 12 de Dezembro, na Expo City, no Dubai.
No encontro internacional, a Fidelidade vai partilhar a sua visão e compromissos em matéria de ESG, especialmente o seu caminho em prol da descarbonização, apresentando o seu plano com vista à neutralidade carbónica, e as medidas de prevenção, adaptação e actuação perante situações de perdas e danos como efeitos das alterações climáticas.