Fidelidade lança centro de Conhecimento dedicado ao estudo aprofundado das alterações climáticas

A Fidelidade lançou o ICCC – Impact Center for Climate Change, um Centro de Conhecimento dedicado ao estudo aprofundado das alterações climáticas e que pretende mitigar riscos e propor adaptações eficazes para a protecção do planeta, pessoas e recursos.

 

Aliando as competências e recursos internos da Fidelidade à investigação científica e a parcerias com entidades externas, incluindo universidades, centros de investigação, entidades públicas, resseguradores e consórcios internacionais, o ICCC pretende desenvolver conhecimento científico relacionado com as alterações climáticas e o seu impacto na sociedade, em particular no sector segurador.

«Com o ICCC, a Fidelidade reforça o seu compromisso em enfrentar os desafios emergentes das alterações climáticas, contribuindo para uma sociedade mais justa e resiliente. As consequências destes fenómenos, que incluem inundações, tempestades, incêndios florestais, secas e desertificação, exigem uma abordagem proactiva que não só promova uma gestão equilibrada, mas que também permita a mitigação dos impactos negativos», lê-se em comunicado.

O programa de actuação do ICCC tem como objectivos enriquecer o ecossistema de conhecimento da sociedade e da Fidelidade sobre as alterações climáticas e os riscos relacionados com as mesmas; contribuir para minimizar as emissões de gases de estufa; desenvolver acções para a redução da vulnerabilidade e promover parcerias estratégicas de colaboração com entidades externas nestas matérias.

Além disso, o programa visa contribuir com respostas adequadas aos desafios das alterações climáticas que a sociedade enfrenta; posicionar a Fidelidade como um player relevante nas questões relacionadas com o clima e sensibilizar o público em geral e os decisores sobre os riscos, a sua materialidade e as consequências das alterações climáticas.

O ICCC conta com uma equipa multidisciplinar e um Conselho Consultivo, constituído por especialistas nacionais e internacionais. As áreas prioritárias de investigação incluem incêndios, vulnerabilidades das habitações e inundações, abordando os riscos específicos das alterações climáticas em Portugal.

Ler Mais