Fintech transforma fenómeno viral das redes sociais em dicas de poupança. Veja os resultados
Uma tendência viral que está a ganhar destaque no TikTok é a “Hora Assustadora”, um conceito introduzido pelo utilizador classiclaur há dois anos. A ideia é simples: dedicar uma “hora assustadora” por dia para enfrentar tarefas que têm sido adiadas há semanas. Recentemente, o conceito ressurgiu, com criadores a destacá-lo como um truque de produtividade eficaz para iniciar bons hábitos.
É aqui que a Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras capacitada por IA, dá o seu próprio toque à tendência. Enquanto gerir as finanças pode parecer avassalador, a Klarna sugere dividir a tarefa em pequenos passos acionáveis, o que facilita a sua gestão e a torna menos assustadora.
A Klarna leva assim o conceito da ‘Hora Assustadora’ um passo adiante. A especialista Karoline Bliemegger delineou um plano prático de cinco dias, projectado para ajudar a estabelecer uma base financeira sólida para 2025. Ao dedicar apenas uma hora por dia para lidar com tarefas financeiras específicas, qualquer pessoa pode dividir o planeamento financeiro em passos geráveis. No final da ‘Semana Assustadora’, o objectivo é ter uma rotina de poupança sustentável em vigor para o resto do ano.
Cinco passos para estabelecer uma rotina de poupança:
Dia 1: Análise financeira – Rever rendimentos e despesas
Ter uma visão clara do que entra e sai da sua conta é crucial. Reveja os extratos bancários dos últimos três meses e categorize todas as suas despesas – subscrições, mercearias, compras, etc. Isto fornece uma imagem sólida das suas despesas fixas e ajuda a compreender como é gasto o seu dinheiro.
Dia 2: Dividir o rendimento de forma inteligente
O objectivo para este dia é alocar o seu rendimento de forma cuidadosa. Um bom ponto de partida é:
- 50-60% para despesas diárias essenciais como a renda, seguros e mercearias;
- 10% para poupanças a longo prazo (comece com um fundo de emergência, seguindo-se um planeamento de reforma);
- 10% para objectivos a médio prazo (férias, um sofá novo, etc.);
- 10% para autoaperfeiçoamento (educação, cursos, etc.);
- 10% para diversão – a sua conta pessoal de “alegria”;
- Opcionalmente, 5% para doações (porque partilhar é cuidar e aumenta a felicidade).
Dia 3: Comparar as despesas com o seu orçamento
Com uma imagem mais clara dos seus rendimentos e despesas, analise os seus padrões de gastos. Compare-os com o orçamento que criou no Dia 2. Há alguma surpresa? Em que categorias excedeu ou ficou abaixo do orçamento?
Dia 4: Definir os seus objectivos de poupança
Agora que compreende a sua situação financeira, é hora de definir os seus objectivos de poupança para o ano. Que marcos deseja alcançar até ao final de 2025? Por exemplo, se está a poupar para umas férias, mas percebe que o seu objectivo mensal de poupança é muito baixo, reavalie o seu orçamento e identifique áreas onde pode reduzir para tornar esse sonho a longo prazo numa realidade.
Dia 5: Automatizar e optimizar
Para que a poupança se faça sem esforço, é hora de automatizar. O Saldo Klarna oferece uma taxa de juro anual competitiva de 2,95%, calculada diariamente e paga mensalmente. Isto não só maximiza as suas poupanças, como também o mantém motivado ao permitir que o seu dinheiro cresça de forma constante ao longo do tempo. Basta configurar esta conta na aplicação da Klarna, decidir quanto deseja poupar por mês e programar transferências mensais automáticas. Mantém os fundos destinados à poupança fora de vista e fora da mente, ajudando-o a manter-se no caminho dos seus objectivos financeiros.
Seguindo estes cinco passos simples e não tão assustadores, qualquer pessoa pode começar o ano com um plano financeiro claro e com as ferramentas da Klarna, manter-se fiel a esse plano é mais fácil do que nunca.