Foi criada uma nova fundação privada de investigação científica em Portugal

Nasceu uma nova Fundação que resulta da fusão de dois institutos de investigação, o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM). O GIMM – Gulbenkian Institute for Molecular Medicine é uma fundação privada com estatuto de utilidade pública, dedicada à investigação científica.

Nesta nova instituição, os fundadores – Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina de Lisboa, Hospital Universitário de Santa Maria, Fundação “la Caixa” e Arica, representando a família Soares dos Santos – pretendem criar um instituto de investigação científica único nos domínios das ciências da vida e biomédicas, que se afirme como líder mundial na resposta a questões fundamentais da biologia e da saúde humana.

«A Fundação GIMM é fruto da combinação de talento, de conhecimento, de experiência e de prestígio de duas instituições consagradas em Portugal. Com esta fusão, o objectivo é ir mais longe e alavancar não só a diversidade que herdamos destes dois institutos, tão essencial em ciência, mas também a sinergia de recursos que nos vão permitir alcançar resultados maiores do que a soma das partes: queremos criar um centro de excelência que vai dedicar-se aos aspetos mais fundamentais da biologia até à aplicação desse conhecimento na saúde humana», sublinha Maria Manuel Mota, presidente do Conselho de Administração da Fundação GIMM.

Desenvolvimento e envelhecimento, neurociências e comportamento, cancro, infecção e imunidade, biologia do desenvolvimento, interacção entre organismos, biologia molecular e celular, são algumas das áreas de investigação da Fundação GIMM, uma instituição que conta com o contributo de mais de 500 investigadores, de 40 nacionalidades, e cuja missão é tornar-se líder global em investigação transdisciplinar, centrando-se em cinco pilares fundamentais: 

 

  • Desafiar as fronteiras da ciência, com investigação orientada para a curiosidade e a multidisciplinaridade e que aposta num recrutamento internacional para atrair as mentes mais brilhantes.

 

  • Criar soluções na área da saúde, promovendo estudos translacionais e clínicos para fazer a ponte entre a descoberta e a aplicação e envolvendo várias partes interessadas para obter soluções inovadoras e promover a equidade.

 

  • Transformar descobertas em inovação ao alavancar a investigação para um impacto positivo nos cuidados de saúde, dando prioridade à rápida tradução dos avanços científicos em aplicações concretas e tirando partido das capacidades de investigação para promover a inovação.

 

  • Formar a próxima geração de líderes visionários, apoiando a formação e promovendo o desenvolvimento de carreiras de investigação 

 

  • Partilhar o conhecimento com a Sociedade, assumindo um papel de liderança na definição do panorama de Investigação e Desenvolvimento nacional e europeu, envolvendo e inspirando a sociedade através da ciência cidadã da ligação entre arte, ciência e cultura.

 

A apresentação pública da nova Fundação GIMM – Gulbenkian Institute for Molecular Medicine vai decorrer no próximo dia 4 de Dezembro, às 18h30, no Lux Frágil, em Lisboa, num evento que contará com a presença dos parceiros, fundadores e curadores e com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins e do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.

Ler Mais