Foi criado um engineershub para Impulsionar o desenvolvimento da inovação no sector da engenharia

A Ordem dos Engenheiros – Região Sul e a Unicorn Factory Lisboa apresentaram ontem o engineershub, uma iniciativa dedicada a impulsionar o desenvolvimento da inovação no país. Este projecto resulta da parceria entre as duas entidades para fomentar o empreendedorismo e a inovação no sector da engenharia.

O engineershub disponibiliza um espaço físico e apoio para estudantes de engenharia e engenheiros, membros da Região Sul, que estejam a desenvolver startups ou queiram lançar uma ideia de negócio. O centro de inovação combinará o apoio da Unicorn Factory Lisboa com mentoria na área da inovação, como por exemplo no desenvolvimento de pilotos e levantamento de capital, bem como actividades conjuntas com os restantes hubs de inovação, e conta também com o apoio técnico da Ordem de Engenheiros, nos diversos ramos de engenharia.

Este espaço pretende criar um ambiente onde engenheiros empreendedores, mentores, startups, empresas e talento possam colaborar, partilhar conhecimento e desenvolver projetos conjuntos. As instalações do hub serão na Avenida Fontes Pereira de Melo, junto à sede da Ordem dos Engenheiros, e estará inserido no Saldanha Innovation District, onde já se encontram os hubs de Gaming e de Sustentabilidade da Unicorn Factory Lisboa, bem como o centro de inovação do Instituto Superior Técnico.

O evento de apresentação contou com a palestra sobre “Engenharia e Inovação” por parte de Ana Dias, presidente da Associação dos Antigos Alunos do Instituto Superior Técnico e CFO da Medialivre, e com a presença de Diogo Moura, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, em representação de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Fernando Almeida Santos, bastonário da Ordem dos Engenheiros; António Carias de Sousa, presidente da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e Gil Azevedo, director Executivo da Unicorn Factory Lisboa.

O novo hub contará com diversas áreas de trabalho colaborativo, salas de reunião e espaços de coworking. Está também prevista uma área para a realização de workshops, seminários e eventos de networking, promovendo a constante atualização de conhecimentos e o intercâmbio de experiências entre os profissionais do sector.

Este espaço junta-se assim à rede de hubs e de bairros de inovação (“Innovation Districts”) da Fábrica de Unicórnios de Lisboa. Com o engineershub, Lisboa passa a ter sete espaços físicos de inovação na cidade, uma rede desenvolvida em apenas dois anos. Estes incluem o web3hub e o AIhub no Alvalade Innovation District, o gaminghub e o greenhub no Saldanha Innovation District, o Beato Innovation District e o hub de incubação na rua da Prata, localizado na baixa lisboeta.

Ler Mais