![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/09/transformação-digital2.jpg)
Foram abertas novas turmas de formação na área das TIC para desempregados
A Minsait, uma empresa da Indra, anuncia a abertura de duas novas turmas de formação no âmbito do Programa UPskill, que visa a requalificação de pessoas desempregadas ou em situação de subemprego nas várias áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Um total de 32 formandos irão receber formação especializada no hub da Minsait em Amarante, nas tecnologias JAVA e .NET. O objectivo é dotar profissionais de outras áreas com menos procura no mercado de trabalho das competências que lhes permitam abraçar uma nova carreira na área de tecnologia.
Esta é a terceira vez que a Minsait realiza formações no âmbito do Programa UPskill, com um total de 72 formandos a terem realizado um estágio na Minsait após a formação, e 82% a assinarem contrato sem termo com a empresa.
Após terminarem as formações em contexto laboral, os 32 alunos vão contar com um período de três meses de estágio no hub da Minsait em Amarante, onde poderão aprofundar os conhecimentos e competências digitais adquiridas sob a orientação da equipa da área de competências digitais da empresa.
O polo tecnológico, inaugurado em Junho de 2022, conta com capacidade para 100 postos de trabalho qualificado, com enfoque especial para a área de desenvolvimento de projectos de software. Trata-se de um investimento da empresa no interior do país que permite uma maior proximidade geográfica com os clientes na região Norte, e visa também o desenvolvimento de projectos para todo o mundo a partir de Portugal.
O Programa UPskill resulta da estreita colaboração entre a APDC, o IEFP, a Academia e várias empresas em Portugal, incluindo a Minsait, e visa a requalificação de pessoas nas áreas tecnológicas para garantir profissionais qualificados e empresas fortes e preparadas para um mundo em profunda transformação e digitalização