Formação gratuita para 500 professores

A BP Portugal vai oferecer formação gratuita na área do desenvolvimento sustentável a 500 professores do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico de 25 agrupamentos escolares dos concelhos de Lisboa, Oeiras, Matosinhos, Porto e Faro.

Esta iniciativa insere-se no projeto de âmbito nacional BPlaneta, Courseware Sere II – “O Ser Humano e os Recursos Naturais”, cuja apresentação decorreu ontem, na Escola Secundária Aquilino Ribeiro, em Oeiras.

Os cursos de formação, com uma duração de 15 horas, distribuídas por cinco sessões, têm por base a ferramenta tecnológica Courseware Sere – “O Ser Humano e os Recursos Naturais”, que engloba um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas sobre a relação entre as ações humanas, o uso dos recursos naturais renováveis (biomassa florestal) e não renováveis (petróleo) e as consequências ambientais, sociais e económicas desta utilização.

As escolas cujos professores aderirem a esta acção vão também receber gratuitamente a licença de utilização do Courseware Sere que, numa 2.ª fase, será utilizado para promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável junto de crianças do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico (entre os 8 e os 12 anos de idade), em ambiente de sala de aula.

O Courseware Sere – “O Ser Humano e os Recursos Naturais”, que recorre a animações, simulações e jogos didáticos, visa desenvolver nas crianças competências de cidadania activa, responsável e consciente na sua relação com o Meio Ambiente.

“Os professores são uma das classes profissionais mais afetadas pela crise económico-social que o País atravessa. Por isso na altura de investir financeiramente na sua formação são forçados a fazer escolhas. Ciente desta realidade, e acreditando que a formação na área do ambiente e da sustentabilidade é um tema de extrema importância, cujo domínio não deve ser hipotecado por falta de recursos financeiros, a BP Portugal decidiu arrancar em 2012 com a oferta da formação de professores do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico nesta área do conhecimento”, explicou Luís Roberto, director de comunicação e relações institucionais da BP Portugal.

Ler Mais