Formas originais para se despedir
Quando a criatividade se aplica à apresentação da demissão, o resultado, por regra, espalha-se nas redes sociais e torna o seu autor num fenómeno da internet. Contudo, a diplomacia deve ser o caminho a escolher.
O despedimento é o último passo dado na relação entre uma empresa e o seu colaborador. No entanto, é mais um passo na carreira de um trabalhador. Por isso, a diplomacia deve ser a regra escolhida para tratar o assunto e garantir que não se criam más relações para o futuro.
Steven Slater, comissário de bordo da companhia norte-americana Jet Blue, decidiu despedir-se depois de se envolver numa discussão com uma passageira e deixou de lado a diplomacia. Pegou no altifalante e fez um discurso a bordo onde terminou com a frase: “A todos os que mostraram dignidade e respeito nos últimos 20 anos, obrigado”. Depois, pegou numa grade de cervejas, accionou a saída de emergência e deixou o avião. O despedimento tornou-se famoso com direito a frases em t-shirts. Contudo, Slater foi passar umas horas à prisão e saiu depois de pagar a fiança, segundo a revista Exame brasileira.
Já Neil Berrett optou por escrever a carta de demissão num bolo. E o gesto foi bem recebido pela chefia. Afinal, Berrett despede-se, afirmando tendo vivido dias entusiasmantes na empresa, mas motivos de saúde familiares levaram-no a pedir a demissão.
Notícia relacionada: Demissão original é fenómeno na internet