Fundação Amélia de Mello e COTEC Portugal têm 150 mil euros para promover a inovação na Indústria
A Fundação Amélia de Mello (FAM) e a COTEC Portugal anunciam a abertura das candidaturas para atribuição da Bolsa Jorge de Mello – Indústria e Inovação, destinada a apoiar projectos de investigação com elevado potencial de transformação do sector industrial português. No valor de 150 mil euros, a Bolsa visa estimular o desenvolvimento de projectos de investigação com elevado mérito científico em contexto empresarial e com potencial criação de valor económico.
É com o propósito de contribuir para uma indústria mais competitiva que a Bolsa Jorge de Mello irá apoiar o empreendedorismo científico no âmbito de projectos de investigação que considerem grandes desafios industriais e que contribuam para a competitividade das empresas, a sua internacionalização e sustentabilidade.
Os projectos candidatos devem ser conduzidos por investigadores em Portugal, em colaboração directa com empresas dos sectores industrial ou agroindustrial. Deste modo, a iniciativa procura unir empresas e instituições de investigação e desenvolvimento tecnológico, promovendo a multidisciplinariedade e o enfoque na ciência aplicada à inovação tecnológica, bem como partilhar o risco associado ao investimento necessário desde a criação da ideia até à sua implementação no mercado.
Esta é uma das três novas bolsas promovidas pela FAM em homenagem a figuras centrais da Família José de Mello, cujo papel e visão marcaram o tecido empresarial português. É o caso, também, da Bolsa José Manuel de Mello – Empreendedorismo (2024) e da Bolsa Amélia de Mello – Inovação Social (2026).
Os projectos concorrentes devem demonstrar uma clara orientação para o mercado, com propostas inovadoras e potencial de impacto em várias áreas, tais como: na descarbonização ou redução da utilização de recursos naturais, no aumento da competitividade através do conhecimento científico e tecnológico aplicado à inovação em produtos ou processos, adaptação da indústria a novos ambientes tecnológicos e assim criar novas opções de crescimento, emprego qualificado e valor económico, social e ambiental.
As candidaturas estarão abertas até 31 de Março de 2025, com a avaliação a decorrer até 30 de Maio. A bolsa será formalmente entregue em cerimónia pública no dia 30 de Junho.
A submissão das candidaturas será feita através do formulário disponível no site da COTEC Portugal, no qual poderão aceder a mais informações sobre os requisitos e critérios de avaliação do projecto, que incluem indicação do mérito, impactos no setor empresarial e a robustez do plano de execução.