Fundação PHC ensinou mais de 30 adolescentes a “programar do zero”

Foram 30 jovens entre os 12 e os 15 anos que, durante uma semana, estiveram a aprender programação nas instalações da PHC Software num campo de férias gratuito, num total de 322 horas de actividades. Depois evento do ano passado, a Fundação PHC voltou a organizar esta iniciativa que tem como objectivo ensinar os jovens a programar e a desenvolver competências digitais.

Com o projecto ‘Programar do Zero’, a Fundação PHC pretende proporcionar aos jovens a oportunidade de desenvolver competências técnicas, mas também comportamentais, e desta forma contribuir para a inserção no mercado de trabalho no futuro.

«A Fundação PHC orgulha-se de proporcionar uma experiência enriquecedora para o futuro destes jovens, que alia aprendizagem à diversão, contribuindo para a formação de futuros profissionais na área da tecnologia. Esta é uma área definidora do futuro do país, onde as competências tecnológicas serão um motor de desenvolvimento e também da criação de mais e melhores empregos qualificados», salienta Rute Ablum, presidente da Fundação PHC.

A acompanhar os jovens nestes cinco dias de actividades estiveram 13 mentores, 13 voluntários da PHC e uma psicóloga da Câmara Municipal de Oeiras, parceira nesta iniciativa.

Na segunda edição do projecto ‘Programar do Zero’ os jovens alunos exploraram o mundo da programação e descobriram o dia-a-dia dos profissionais de desenvolvimento de software. Além disso, participaram em várias formações dos vários parceiros envolvidos neste projecto.

Com o apoio da APAV, os jovens tiveram formação de cyberbullying e comportamento de risco. Também assistiram a uma palestra sobre literacia financeira e aprenderam a elaborar orçamentos familiares numa ação do Dr. Finanças. Com a InovLabs aprenderam as técnicas da impressão 3D e com a empresa Semear tiveram uma atividade de cidadania e inclusão.

Ler Mais