![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2016/05/filipa-maia.jpg)
GEFCO tem nova gestão de qualidade e ambiente
Filipa Maia foi nomeada directora Ibérica da Gestão da Qualidade e Ambiente da empresa especialista na planificação e implementação para as empresas industriais, soluções logísticas e serviços de valor acrescentado.
A até agora directora da Qualidade e Ambiente da GEFCO Portugal assume funções em Portugal e Espanha tendo agora responsabilidades como directora Ibérica da Gestão da Qualidade e Ambiente.
No cargo que assumia anteriormente cabia-lhe a responsabilidade de implementar e gerir Sistemas de Qualidade e Ambiente, estratégias corporativas na filial, coordenar projetos de melhorias, com o objetivo de aumentar a performance e a competitividade da Empresa.
Filipa Maia admitiu que «é com grande satisfação e entusiasmo que assumo o desafio da gestão Ibérica da Qualidade e Ambiente da GEFCO, depois de assumir, por oito anos, a mesma função na GEFCO Portugal», explicando depois que «a Iberização da gestão, total ou parcial, das empresas é um passo natural no sentido da optimização dos seus recursos, mas julgo que o maior valor que advém desta sinergia é a possibilidade de benchmarking entre as duas organizações e a possibilidade de desenvolvimento das melhores práticas das duas estruturas».
Filipa Maia é licenciada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, possui pós-graduações em Engenharia da Qualidade e em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho pelo Instituto ISQ, em Lisboa, e ainda uma pós-graduação em Engenharia de Processamento de Petróleos pela Petrobrás (Brasil).
Iniciou a sua actividade profissional como Engenheira de Processo na indústria de Química Fina, em 1987. Entre Junho de 1989 e Dezembro de 1991 desempenhou idênticas funções na Petrobrás – Petróleo Brasileiro, SA.
Para além de tudo isto exerceu ainda consultoria, na área da Gestão de Sistemas, em diversas empresas e entre maio de 2003 e Outubro de 2008 integrou a Bolsa de Auditores da Qualidade para a norma ISO 9001 e para a Directiva MID e foi ainda Membro da Comissão Consultiva para a certificação de Empresas de Distribuição de Água em baixa Pressão da APCER.