Geração Z representa metade das novas contratações. E afinal parece que é sobretudo o salário que faz as pessoas mudar de empresa

A Geração Z representa mais de 50% das novas contratações em quase 40% das empresas, enquanto os quadros médios representam mais de 50% das novas contratações em 13% das empresas. Os dados são do VIII Barómetro DCH sobre Gestão de Talentos em Espanha, Portugal e América Latina elaborado pela EAE Business School pertencente à Planeta Formación y Universidades, juntamente com a DCH (Organização Internacional de Gestores de Capital Humano).

 

O relatório, baseado numa amostra de executivos de RH da Península Ibérica e da América Latina, mostra que apenas 10% das organizações inquiridas afirmaram não ter contratado nenhum perfil sénior no último ano. Estes novos recrutamentos concentraram-se principalmente nos departamentos de logística e operações, bem como nas vendas e no marketing.

O 8.º Barómetro também indica que a maioria das pessoas, mais de 75%, se concentra no salário quando se trata de rotação de emprego, seguido pela falta de expectativas de carreira (quase 57%), estilo de liderança (31,40%) e flexibilidade de emprego (26,45%).

No que diz respeito ao canal de recrutamento, o relatório regista grandes diferenças em função da idade e do perfil do trabalhador. Assim, o TikTok (100%), o Instagram (96,77%) e o X e o Facebook (88%) recrutam os jovens talentos, enquanto o LinkedIn é utilizado para os quadros médios e os headhunters para os quadros superiores.

O 8º Barómetro destaca ainda o momento de efervescência tecnológica que as empresas estão a viver, com destaque para a IA, que é um factor essencial na atração de novos talentos para 70,97% dos gestores de RH. Além disso, o Barómetro DCH também aponta que um dos grandes desafios das organizações será como integrar as novas ferramentas de IA na gestão de pessoas, que podem ajudar a melhorar a experiência do colaborador e acelerar os processos de seleção e avaliação de candidatos.

O estudo reafirma ainda a importância da formação nas escolas de negócios, uma vez que a sua influência no recrutamento de juniores sobe para 59,7% (48,73% no Barómetro anterior) e 16,42% no recrutamento de seniores (face a 12,18% no ano passado).  Para além disso, as empresas estão cada vez mais empenhadas em desenvolver programas corporativos de recrutamento.

Como desafio para as organizações, o Barómetro destaca a necessidade de iniciativas para atrair talentos seniores – 78,74% dos gestores reconheceram que não têm nenhum – e mulheres STEM, cujos programas só estão disponíveis em uma em cada três (29,9%) empresas.

Em termos de mestrados, os MBA continuam a ser a opção mais valorizada por 63% dos gestores de RH e estão a crescer, seguidos da formação em TI, gestão de projectos e marketing.

No que diz respeito à promoção da lealdade e da união da equipa, a investigação da DCH e da EAE Business School confirma a tendência para a implementação de modelos de trabalho híbridos como medida para conseguir um maior empenho dos profissionais. Além disso, quando se trata de remuneração emocional, o horário flexível é a opção mais difundida nas organizações, tendo registado um aumento de 18% nos últimos dois anos. Pela primeira vez na história dos barómetros, a Saúde e o Bem-estar aparecem, pela primeira vez, como uma variável importante para impulsionar o compromisso dos colaboradores, confirmando o Bem-estar Corporativo como uma das tendências de trabalho nas áreas de Gestão de Pessoas.

Quando um colaborador decide abandonar a equipa, o 8º Barómetro DCH sobre Gestão do Talento em Espanha, Portugal e América Latina confirma a importância da entrevista de disengagement, presente em 90% das organizações, como ferramenta para identificar os factores de rotação profissional.

Outro factor que influencia a gestão do talento é a sustentabilidade das empresas. Tal como em edições anteriores, os gestores de RH estão cada vez mais preocupados em integrar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na gestão das equipas. Os objectivos de Igualdade de Género e Saúde e Bem-Estar são os mais difundidos entre as empresas, com uma grande diferença entre os restantes, embora o ODS de Redução das Desigualdades tenha registado um aumento significativo de 258% nestes 3 anos, passando de 7,36% para 26,39%.

A relevância destes objectivos sustentáveis também se reflecte entre os gestores de RH, uma vez que os integram na sua agenda de trabalho e, através da gestão de talentos, estão conscientes da sua contribuição para os alcançar. Embora também seja importante notar que 11,81% das empresas ainda não trabalham em nenhum dos ODS.

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