Google vai distribuir mais de três mil bolsas para certificados profissionais em Portugal

A Google vai distribuir mais de 3000 bolsas para certificados de formação online em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Associação Portuguesa de Desenvolvimento das Comunicações (APDC), a Fundação da Juventude, com o suporte da INCO, e o apoio do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

As formações fazem parte dos Certificados Profissionais da Google, um compromisso da empresa para reforçar a empregabilidade das pessoas ao adquirir competências digitais.

Os parceiros da Google serão responsáveis por distribuir os certificados e todos os beneficiários terão acesso a um curso (cerca de 120 horas de duração) ministrado através da plataforma Coursera em quatro áreas distintas: Apoio Técnico de TI, Gestão de Projectos, Análise de Dados e Design da Experiência do Utilizador.

A APDC e o IEFP vão trabalhar em conjunto para seleccionar 3000 candidatos que terão acesso aos cursos e aos respectivos certificados, focando-se nas pessoas em situação de desemprego.

Adicionalmente, o Google.org, braço filantrópico da Google, vai alocar mais de 200 certificados que serão distribuídos pela Fundação da Juventude, com o apoio da INCO, a pessoas em situação de exclusão e vulnerabilidade. Todos os parceiros vão contribuir para a promoção da igualdade de género na seleção dos candidatos, já que o objectivo é que 50% dos certificados sejam atribuídos a mulheres.

Aos candidatos não é exigida nenhuma formação ou experiência prévia, e o acesso ao programa de bolsas poderá ser feito através dos parceiros da Google, que farão a divulgação prévia. O curso de Apoio Técnico de TI será ministrado em português, e os demais estarão disponíveis em inglês. Os cursos foram criados pela Google por serem áreas que, geralmente, não requerem um diploma de formação superior, permitem uma remuneração acima da média e há uma elevada procura por parte das empresas.

Além das bolsas de formação distribuídas pelos parceiros, os programas estão disponíveis no Coursera a um baixo custo para ajudar as pessoas que desejam aprender online ao seu próprio ritmo ou que desejam mudar de profissão e que não têm tempo ou meios para aceder à educação tradicional.

Desde 2016, a Google já formou mais de 100 mil portugueses em competências digitais através do Atelier Digital, um dos programas do Grow with Google e também parte de uma série de objectivos e projectos estabelecidos no Memorando de Entendimento assinado entre a Google e o Ministério da Economia e Transição Digital com o objectivo de apoiar a transição digital e a recuperação económica do país.

Ler Mais