Gostava de estudar fora? Há mais de 1600 bolsas para portugueses no Reino Unido
O British Council, organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educativas, publicou uma nova edição do Guia Study UK, que reúne as principais recomendações para estudar no Reino Unido. Através deste Guia e do site do British Council, é possível aceder a uma lista de 1643 bolsas para estudantes portugueses de licenciatura, mestrado, pós-graduação e doutoramento.
O Guia Study UK pode ser consultado e descarregado de forma gratuita através do site do British Council e dá resposta a questões-chave sobre a formação no Reino Unido, como a possibilidade de realizar Erasmus, recomendações e actualizações em relação aos vistos, detalhes sobre o sistema educativo britânico e sugestões para planear a vida académica no Reino Unido.
O British Council mantém também à disposição dos estudantes interessados um motor de busca para bolsas em instituições britânicas. Entre as opções disponíveis para os estudantes portugueses, encontram-se bolsas em universidades como Oxford e Imperial College London, ambas no top 10 mundial da Times Higher Education.
Desde a saída do Reino Unido da União Europeia que os estudantes britânicos deixaram de ter a possibilidade de aderir ao programa Erasmus. Contudo, estudantes da União Europeia podem continuar a eleger aquele país como destino para estudar no âmbito deste programa, já que 20% das bolsas de Erasmus estão reservadas para alunos de países fora de União Europeia. Para realizar Erasmus no Reino Unido é necessário um acordo interuniversitário entre a universidade emissora e a universidade de destino. Para os estudantes britânicos está reservada a possibilidade de realizarem estudos noutros países europeus ao abrigo de novos programas de intercâmbio, como são o Turing Scheme e o Taith.
Os procedimentos burocráticos e os vistos são questões frequentes entre os alunos que consideram o Reino Unido uma opção para estudar. O Reino Unido é, de entre os países de língua inglesa que requerem vistos a cidadãos europeus, um dos países onde é mais simples obter um visto de estudante, já que a mobilidade para estudar durante um período inferior a seis meses é isenta deste requisito.
Caso a permanência no país supere os seis meses, os trâmites foram simplificados e, actualmente, sendo portador do passaporte digital é possível fazer o pedido online através da aplicação “UK Immigration: ID Check”. Para estudantes universitários no Reino Unido, os vistos incluem uma extensão de entre dois a três anos, que possibilita a permanência no país sem necessidade de justificação ou documentação adicional, permitindo procurar trabalho e dar início a uma carreira. Passado este período será necessário obter novo visto de trabalho.
O Reino Unido é um dos destinos mais procurados por estudantes internacionais, incluindo pelos portugueses, de acordo com o mais recente ranking IELTS 2023-2024. Um dos fatores que contribui para esta procura é o reconhecimento internacional das universidades daquele país, presença constante nos rankings internacionais e onde estudaram 38% dos vencedores de Prémios Nobel. Em 2023, a classificação mundial do Times Higher Education incluiu três universidades do Reino Unido entre as dez melhores do mundo, com a universidade de Oxford a liderar o ranking. Além de 28 universidades britânicas estarem entre as 200 primeiras classificadas.