Gostava de trabalhar na Função Pública? Entenda como funciona a BEP

O processo de candidatura a emprego na Administração Pública é diferente do processo de selecção para trabalhar numa empresa do sector privado. As ofertas de emprego para este sector encontram-se na Bolsa de Emprego Público (BEP) e o recrutamento exige mais que apenas o envio do CV e uma carta de apresentação. O Comparajá explica tudo sobre a BEP e como candidatar-se a um emprego no sector público.

O principal objectivo da BEP é centralizar a informação, simplificá-la e transmiti-la com a maior transparência, divulgando os diversos processos de recrutamento e de reafectação dos recursos humanos da Administração Pública, facilitando os mecanismos de mobilidade.

Através da BEP é possível ter acesso a ofertas de emprego no sector público. Este portal assegura a ligação entre a oferta e a procura de oportunidades profissionais, nas várias áreas e em diversos tipos de concursos e carreiras.

Consultar vagas

Se pretende candidatar-se a um emprego na Administração Pública, primeiro deve saber onde consultar as vagas adequadas. As ofertas são divulgadas em Diário da República e em sites de outras entidades públicas, mas a forma mais simples de consultar estas oportunidades é através da BEP. Este site funciona como um portal de recrutamento, mas especificamente destinado a divulgar ofertas de emprego público.

Qualquer cidadão pode procurar trabalho na Administração Pública, necessitando apenas de entrar no site da BEP e pesquisar por palavras-chave, consoante a sua área profissional ou até por localização geográfica.

Depois de pesquisar emprego, utilizando as palavras-chave pretendidas, irá aparecer uma lista de ofertas que correspondem à sua pesquisa. Nessa lista poderá ver informação relativa a:

  • Código da oferta;
  • Tipo de oferta;
  • Vínculo (tipo de contrato);
  • Carreira;
  • Categoria;
  • Distrito;
  • Organismo;
  • Habilitações literárias pretendidas;
  • Data-limite de candidatura.

Ao clicar em cima do código da oferta na qual tem interesse é apresentada uma página com mais detalhes, nomeadamente os requisitos de admissão, como deve ser feita a formalização da candidatura e como se processa o recrutamento.

Analisar o tipo de concurso e carreiras

Para seleccionar as vagas que melhor correspondem ao seu perfil, deve olhar não só para o sector de actividade, mas também ao tipo de concurso e carreira em que estão inseridas.

Ao aceder à lista de ofertas de emprego disponibilizada pela BEP irá reparar que estão categorizadas por dois tipos de concurso diferentes, sendo estes o processamento concursal comum e o procedimento concursal para constituição de reservas em órgão ou serviço.

De uma forma genérica, se concorrer a uma vaga de procedimento concursal comum irá ingressar num processo de recrutamento para um posto de trabalho a ocupar de imediato, ao passo que, no procedimento para constituição de reservas em órgão ou serviço, estará a candidatar-se para integrar bolsas de emprego, isto é, reservas de pessoal para satisfação de necessidades futuras.

Para além destes dois tipos, poderá ainda encontrar vagas com procedimento concursal de regularização. No entanto, note que estas vagas apenas serão ocupadas por pessoas que já trabalham na Administração Pública, uma vez que servem para regularizar situações de precariedade dentro do órgão público.

Nota importante:

Sempre que pesquisar por uma vaga na BEP para a função pública, não se esqueça de ler todos os detalhes relativos à oferta, tais como o concurso em que se insere, os moldes do contrato, o tipo de carreira, e ainda os requisitos para admissão.

Na função pública existem três tipos de carreira:

  • Assistente Operacional;
  • Assistente Técnico;
  • Técnico Superior.

Cada tipo de carreira requer características diferentes por parte dos candidatos, como por exemplo diferentes graus académicos ou níveis de experiência profissional, tendo também impacto no salário proposto.

Formalizar candidatura

Depois de analisadas todas as vagas em que tem interesse, é altura de formalizar a candidatura. A indicação sobre como proceder costuma estar mencionada no separador “Formalização Candidaturas” de cada vaga.

Tenha atenção porque grande parte das entidades ainda exige o envio da documentação por correio registado. No entanto, algumas já aceitam a candidatura via email ou, inclusivamente, através do preenchimento de formulários online.

Depois de enviar a candidatura, haverá outras fases do processo, não sendo iguais para todos os concursos. Desta forma, deve prestar atenção ao seu email e telemóvel, pois pode receber indicações, a qualquer momento, sobre os passos seguintes.

De uma forma geral, os concursos públicos costumam ser mais exigentes. É comum ser solicitada uma prova escrita com o intuito de serem testados os conhecimentos técnicos aplicáveis à função, que poderá ser complementada por uma avaliação psicológica com testes psicotécnicos. Este processo deverá incluir ainda, no final, uma entrevista.

Quem se pode candidatar?

Qualquer cidadão que pretenda trabalhar no sector público, nos seus diferentes tipos de carreira e contrato de trabalho, pode candidatar-se através da BEP, bem como funcionários públicos que queiram usufruir de mobilidade ou que pretendam ingressar em concursos de acesso.

Alguns aspectos a ter em consideração

Os concursos para a Administração Pública são muito meticulosos, pelo que é importante que atente a todos os detalhes que cada vaga apresenta.

Os prazos costumam ser bastante rigorosos, por isso deve certificar-se de que envia todos os documentos e formulários solicitados dentro do tempo pedido, bem como garantir que todos os dados são preenchidos devidamente. Uma pequena falha pode custar-lhe o lugar para a posição.

Ler Mais