Governo pretende contratar médicos e enfermeiros
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, anunciou esta semana a intenção do Governo lançar novos concursos com vista à contratação de médicos e enfermeiros, sobretudo na área dos cuidados primários, para os centros de saúde.
Paulo Macedo admitiu ainda estar previsto o lançamento de um conjunto de «medidas legislativas para recrutar alguns médicos adicionais que se tenham reformado, para um conjunto diferente de horas, de modo a aproveitar a sua capacidade».
Para o ministro, «a contratação de profissionais de saúde é uma prioridade», sejam médicos ou enfermeiros. Razão pela qual Paulo Macedo anuncia a intenção de abrir novos concursos já em 2013.
Segundo Germano Couto, bastonário da Ordem dos Enfermeiros, citado pelo “Expresso”, «Portugal tem três enfermeiros a menos na prestação de cuidados por cada mil habitantes, face à média da OCDE». O bastonário acrescenta ainda que a Ordem tem inscritos 65.467 enfermeiros, dos quais nove a onze mil deverão estar no desempregou ou à procura do primeiro emprego, sendo certo que o Ministério da Saúde emprega actualmente cerca de 44 mil enfermeiros.