Green Software Foundation junta empresas como a Microsoft e a Accenture no compromisso com a sustentabilidade

Accenture, GitHub, Microsoft e ThoughtWorks fundaram e lançaram a Green Software Foundation, uma organização sem fins lucrativos, constituída em parceria com a Linux Foundation e a Joint Development Foundation Projects LLC, e que visa construir um ecossistema confiável de pessoas, padrões, ferramentas e melhores práticas para o desenvolvimento de green software.

 

A Green Software Foundation foi criada a partir de um desejo e necessidade mútuos de colaboração na indústria de software.

«As organizações que partilham o mesmo compromisso com a sustentabilidade e o interesse no desenvolvimento de green software são incentivadas a juntar- se à fundação», avança a Accenture em comunicado, «juntos, ajudarão a expandir a área da engenharia de green software, criar padrões para toda a indústria e trabalhar em conjunto para reduzir as emissões de carbono do software».

De acordo com a Accenture, «a fundação visa ajudar a indústria de software a atingir as metas mais amplas do sector de tecnologia de informação e comunicação para a redução das emissões de gases de efeito estufa em 45% até 2030, em linha com o Acordo Climático de Paris».

«Os data centers são responsáveis pelo consumo de 1% da eletricidade global e estima-se que na próxima década este valor suba para de 3 a 8%, algo que torna o desenvolvimento de green software uma prioridade ainda mais importante«, revela a empresa.

A Green Software Foundation centrar-se-á em três áreas principais:

  • Estabelecer padrões para a indústria de green software: Criar e publicar normas de green software, padrões e práticas verdes em várias áreas da informática e domínios de tecnologia. O grupo vai incentivar a adopção voluntária e ajudar a orientar a política governamental em direcção a esses padrões, com o objectivo de uma abordagem consistente que meça e relate as emissões de green software.
  • Acelerar a inovação: Incentivar a criação de projectos fiáveis ​​de open-source e de open-data que apoiem a criação de aplicações de green software. A fundação trabalhará com parceiros académicos e organizações sem fins lucrativos, para que, juntos, apoiem a investigação nesta área.
  • Promover a consciencialização e defenda o activismo: Incentivar a adopção generalizada de green software em toda a indústria, através de programas de embaixadores, formação e educação que levem à certificação, e promova eventos que facilitem o crescimento do green software.
Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...