Grupo ACCOR e WeDo Technologies distinguidas pela SEDES

SedesO Grupo ACCOR e a WeDo Technologies foram as empresas distinguidas na categoria de “internacionalização” do projecto “Excelência SEDES 2012”, organizado pelo Grupo de Trabalho de Capital Humano da SEDES em parceria com a revista Human Resources Portugal.

Teve lugar ontem, dia 20 de Março, no ISEG, o quarto evento do ciclo de conferências “Excelência SEDES 2012”, organizado pelo Grupo de Trabalho de Capital Humano (GTCH) da SEDES e pela revista Human Resources Portugal. Subordinada ao tema “Internacionalização e Carreiras internacionais”, a iniciativa serviu para distinguir as organizações que mais se destacaram nesta área durante o ano de 2012.

«Num mundo globalizado como o actual é exigido aos profissionais que tenham a capacidade de se deslocar para geografias com culturas e hábitos diferentes. Trata-se de uma questão imperativa para a sustentabilidade de muitas empresas. É, portanto, importante compreender quais os desafios que se colocam a estas organizações e profissionais e perceber quais as melhores práticas de firmas portuguesas nesta situação», destacou Carlos Sezões, coordenador do GTCH, justificando a relevância do projecto “Excelência SEDES”.

Na sessão de abertura, Paula Lourenço, directora de Recursos Humanos GlaxoSmithKline, partilhou com a audiência a relevância deste tema para a sua organização. «Na GSK a internacionalização é uma forma de desenvolvimento dos nossos talentos. Enviar talentos para outras geografias, na perspectiva destes voltarem ao país de origem, é a melhor forma para acelerar o seu processo de crescimento, tanto a nível profissional como pessoal». No entanto, a responsável alertou para as condicionantes deste tipo de processo. «É muito difícil encontrar pessoas dispostas à mobilidade. No caso da GSK é usual os expatriados trabalharem em diversas geografias, todavia, muitas vezes, após uma primeira experiência no estrageiro as pessoas criam uma resistência em voltar mudar de geografia e de vida. Isto demonstra o quão importante é saber identificar a pessoa certa para integrar este tipo de programa, como o acompanhamento permanente desse colaborador».

De seguida, o grupo ACCOR e a WeDo Technologies foram anunciadas como as empresas distinguidas na categoria de “Internacionalização e Carreiras internacionais”. Num debate moderado por Mário Ceitil, managing partner Cegog, os representantes das organizações partilharam e discutiram com o público as práticas levadas a cabo pelas suas empresas e que mereceram a distinção da SEDES.

Isabel Heitor, directora de RH do grupo ACCOR Portugal, apresentou o programa “Accor Jobs”, um site destinado a todos os colaboradores do grupo que pretendam seguir uma carreira internacional. Neste espaço online, colaboradores e candidatos ao grupo podem encontrar todas as oportunidades de emprego disponibilizadas pelo grupo, «uma ferramenta com grande impacto na gestão das carreiras internacionais das nossas pessoas», frisou a responsável. Outros programas como o “Success” – desenhado especialmente para as hierarquias mais altas do grupo – ou o “Concurso Profissões” – evento que promove a mobilidade do grupo junto de alunos universitários – são outros exemplos de êxito de programas ligados à internacionalização. Mas para Isabel Heitor o que distingue o grupo ACCOR é o constante acompanhamento que o departamento de Expatriados e Mobilidade Internacional presta a todos os colaboradores em situação de expatriação. «Este departamento apoia os colaboradores a integrarem-se no seu novo país. Desde o apoio com a educação dos filhos, ao envolvimento do conjugue em todo o processo e até na procura de emprego para o conjugue. Trata-se de apoio bastante valorizado pelos nossos colaboradores que começa antes destes partirem e continua durante todo o período de expatriação».

Por seu lado, Maria João Gomes, directora de People Culture da WeDo Technologies, começou por explicar que apesar da sua raiz portuguesa, a WeDo é hoje uma empresa internacional com presença em 15 países. «Na WeDo não temos como servir sem ser através de pessoas em mobilidade constante. Mais de 75% dos nossos colaboradores têm carreiras internacionais», sublinhou a responsável. Apesar da dimensão internacional, na WeDo não existem programas específicos de mobilidade, «tratamos todos os casos individualmente, porque tanto temos pessoas nos E.U.A como no Curdistão iraquiano». No entanto, e seguindo a política de transparência da WeDo, existem benefícios especiais para expatriados e colaboradores em mobilidade que podem ser consultados por todos. Maria João Gomes destacou ainda a acção de formação desenvolvida pela empresa, o “Boarding Pass” que serve para informar os colaboradores sobre as particularidades do país que os acolhe.

O ciclo de conferências «Excelência SEDES» continua já no próximo dia 11 de Abril, com o anúncio das duas empresas com melhor desempenho na categoria “Reestruturação e Redução de Estruturas”.

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