Grupo Nabeiro é a empresa mais responsável de Portugal em termos de ESG

O Grupo Nabeiro foi considerado a empresa mais responsável de Portugal em termos de ESG (Environmental, Social, Governance). Os dados são da Merco, monitor de referência para a Ibero-América, divulgou em Portugal o ranking das 100 empresas mais responsáveis ​​em termos de ESG.

 

O Grupo Nabeiro (1º) lidera o ranking das empresas mais responsáveis ​em Portugal, seguido da Sonae (2º) e EDP (3º). Nas posições seguintes estão a Ikea em 4º lugar e a Jerónimo Martins no 5º. Vodafone (6º), Lidl (7º), GALP (8º), Microsoft (9º) e Google (10º) completam o top 10.

Este ranking avalia as empresas que, em 2022, cumpriram melhor os factores ambientais, sociais e de governança, dando origem a uma lista geral e a outras três específicas para cada um dos critérios ESG.

Para além disso, nos rankings sectoriais destacam-se as seguintes empresas: Vieira de Almeida Advogados (Advogados), Grupo Nabeiro – Delta Cafés (Alimentação), Accenture (Auditoria e Consultoria), Grupo Volkswagen (Automóvel), Santander (Bancário), Sociedade Central de Cervejas (Bebidas), Ikea (Distribuição Especializada), Jerónimo Martins (Distribuição Generalista), Johnson & Johnson (Drogaria e Perfumaria), Apple (Electrónica de Consumo/Informático), Adecco (ETT e Serviços de Recursos Humanos), Bial (Farmacêutico), Sonae (Holding Empresarial), Pestana Hotel Group (Hotelaria e Turismo), Amorim Corticeira (Indústria), Microsoft (Informática & Software), Brisa – Autoestradas de Portugal (Infraestruturas e Construção), Grupo Impresa –SIC- (Meios de Comunicação), EDP – Energias de Portugal (Petróleo, Gás, Energia e Água), CUF (Saúde), Fidelidade (Seguros), Google (Serviços de Internet), Siemens (Tecnológico/Industrial), Vodafone (Telecomunicações), CTT – Correios de Portugal (Transporte de Mercadorias e Logística), TAP Air Portugal (Transporte de Passageiros).

No que respeita às subclassificações ESG (Ambiental, Social, Governança), o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) é o líder em todas. Na categoria ambiental, o segundo posto é ocupado pela EDP e o terceiro pela Sonae. Por seu lado, no que respeita ao sector social, a Sonae alcança a vice-liderança e a EDP a terceira posição. Por fim, na subclassificação de Governança o segundo lugar é da Sonae, e o terceiro da IKEA.

Segundo José María San Segundo, CEO do Merco, «é de notar que, analisando a perceção dos consumidores sobre as empresas portuguesas, percebe-se que as duas variáveis com as classificações mais baixas são a responsabilidade social e a responsabilidade ambiental. Este é um desafio para as empresas, que deverão estar conscientes de que, apesar dos grandes progressos alcançados, as expectativas dos consumidores estão mais avançadas do que os progressos reais realizados.»

O Merco Responsabilidade ESG Portugal 2022 contou com a participação de 252 executivos de grandes empresas, 41 jornalistas de informação económica, 31 membros do governo, 39 analistas financeiros, 35 responsáveis de ONGs, 38 dirigentes sindicais, 30 dirigentes de associações de consumidores e 800 cidadãos (Merco Consumo). A par destas avaliações, integra também uma análise da reputação na esfera digital das empresas (Merco Digital) e a realidade destas através de uma avaliação dos méritos reputacionais, feita por 19 empresas. Estes rankings são resultado de cinco avaliações, 12 fontes de informação e 1205 inquéritos.

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