Grupo Os Mosqueteiros cria um plano de sustentabilidade focado em seis eixos. “Pessoas” é um deles
O grupo Os Mosqueteiros dá continuidade ao seu plano de sustentabilidade e em Portugal estabelece seis eixos rumo à transformação e à inovação focadas na sustentabilidade: economia circular, transição energética, pessoas, transformação agrícola, pegada de carbono e empreendedorismo responsável.
São eles:
Economia circular: redução, recolha, valorização e reutilização de resíduos
Para o Grupo os Mosqueteiros, a economia circular emerge como uma estratégia essencial para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos, focando-se na redução, recolha, valorização de resíduos. Actualmente, a prioridade do Grupo para alcançar este objectivo é a redução da utilização de embalagens de uso único e matérias-primas virgens
Em Portugal, foi evitada a utilização de 29 toneladas de matéria-prima virgem de plástico e cartão, através da incorporação de plástico e cartão reciclado, nas embalagens de marca própria e foram reutilizadas mais de 5 000 000 caixas no transporte de produtos frescos. Estas caixas foram adquiridas pelo grupo e são reutilizadas a cada entrega, evitando a utilização de embalagem de uso único. Relativamente à gestão de recursos hídricos, o Grupo apostou na eficiência e conseguiu reduzir o consumo de água nas bases logísticas e sede em 10,8% relativamente a 2022.
Transição energética: redução, produção e compras
O segundo eixo pretende uma aceleração na transição energética de maneira a fomentar a utilização de energia renovável. Alinhado com este objetivo, o Grupo investiu em Portugal no aumento da sua produção fotovoltaica, permitindo actualmente a utilização de aproximadamente 3200MW/ano de fontes renováveis, o que representa cerca de 40% do consumo da Base de Alcanena e 25% da Base de Paços de Ferreira.
A partir de 2024, todos os novos pontos de venda do Grupo os Mosqueteiros serão inaugurados com painéis fotovoltaicos, garantindo uma fonte de energia limpa e sustentável desde o primeiro dia de operação. Além disso, para promover a mobilidade sustentável, serão disponibilizados postos de carregamento elétrico nos pontos de venda, facilitando o uso de veículos elétricos pelos clientes e colaboradores.
Pessoas: talento, atractividade e retenção
O Grupo os Mosqueteiros está também empenhado em oferecer uma qualidade de vida no trabalho optimizada através da implementação de benefícios focados em três pilares: bem-estar do colaborador, família e saúde, que decorrem dos seus valores. Este compromisso é reflectido na oferta de formação em várias áreas, permitindo aos colaboradores desenvolverem competências e crescerem profissionalmente.
Para além disso, o Grupo os Mosqueteiros introduz dias de férias suplementares, reconhecendo a importância do descanso e da recuperação para a produtividade e satisfação no trabalho, bem como a possibilidade de teletrabalho, permitindo aos colaboradores conciliarem melhor a vida pessoal e profissional. O Grupo os Mosqueteiros não só reforça o seu compromisso com a qualidade de vida no trabalho, mas também assegura que os seus colaboradores se sintam preparados para enfrentar os desafios futuros, garantindo um crescimento sustentável.
Transformação agrícola: agricultura sustentável e segurança alimentar
O compromisso do Grupo os Mosqueteiros com a sustentabilidade abrange também uma transformação agrícola, fundamental para garantir a soberania alimentar. Um dos pilares desta transição em Portugal é a aposta em fornecedores locais e no Programa Origens, um programa criado em 1999 que conta com a participação de mais de 500 produtores, destinada a promover a produção nacional. Este programa está focado no desenvolvimento do património agrícola e gastronómico do país. As relações comerciais são criadas com produtores locais, associações e cooperativas garantido a proximidade, regionalidade e identificação com os valores do património agrícola.
O grupo conta ainda com o apoio de 200 fornecedores nacionais no desenvolvimento da marca própria, com mais de 3700 produtos PorSi exclusivos das lojas Intermarché, cada um deles focado numa produção mais portuguesa.
No futuro, entre os objectivos do Grupo, destaca-se a promoção de um modelo económico agrícola mais sustentável e eficiente, adaptado às exigências contemporâneas.
Pegada de carbono: redução das emissões de gases com efeitos de estufa
Focado na redução da sua pegada de carbono, o Grupo os Mosqueteiros está também determinado a agir contra o aquecimento global. Para tal, tem vindo a adotar medidas que visam enfrentar as fontes de emissões directas e indirectas com mais impacto, tais como a redução do consumo de combustíveis fósseis, assim como do consumo de energia nas suas instalações.
A implementação destas iniciativas já mostrou resultados: em 2023, a redução do consumo de energia nas suas instalações permitiu uma redução de 2600 toneladas de CO2 em Portugal. Esta redução é um passo importante na luta contra as alterações climáticas, mostrando o compromisso do Grupo em contribuir para um futuro mais sustentável e descarbonizado.
Empreendedorismo responsável: valorização das acções dos pontos de venda
O último eixo do Grupo os Mosqueteiros pelo desenvolvimento sustentável é o empreendedorismo responsável, onde os empresários e aderentes destacam a importância da proximidade e do apoio às comunidades locais.
Através dos pontos de venda implantados de norte ao sul do país, o Grupo reforça a economia local e garante que os impostos são pagos no local, beneficiando diretamente as comunidades em que opera. Ainda alinhado com este objectivo, em 2023, o Grupo contou com mais de três milhões de euros em donativos nos mais de 362 pontos de venda das três insígnias e nas estruturas centrais, no seguimento do seu compromisso para com as comunidades.