Gulbenkian e Merck assinam acordo de colaboração
O Instituto Gulbenkian de Ciência e a e a Merck irão colaborar na gestão e comercialização da propriedade intelectual do Instituto nos próximos cinco anos.
O Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), instituto de investigação biomédica integrado na Fundação Calouste Gulbenkian, e a Merck S.A., subsidiária em Portugal da alemã Merck KGaA, assinaram um acordo de colaboração na gestão e comercialização da propriedade intelectual do Instituto nos próximos cinco anos, segundo comunicado conjunto das organizações.
A Merck passa, assim, a cooperar com o Instituto durante os próximos cinco anos, na gestão e comercialização da sua propriedade intelectual, num acordo que se segue ao memorando de entendimento assinado com o IGC em Maio de 2012, dizem em nota de imprensa.
Numa primeira fase, o IGC e a Merck pretendem aproveitar o portfólio de patentes já existente no Instituto. Numa segunda fase, os parceiros pretendem promover os projectos de investigação do IGC.
Ambas as instituições consideram que esta cooperação «permite o desenvolvimento e posterior comercialização de produtos inovadores que irão contribuir para melhorar a qualidade de vida dos doentes. O IGC poderá assim beneficiar do desenvolvimento de produtos de sucesso, recebendo pagamentos parcelares regulares e royalties das vendas dos produtos».