Há 10 universidades portuguesas entre as mais sustentáveis do mundo
Há 10 universidades portugueses distinguidas no QS World University Rankings: Sustainability 2025, elaborado pela Quacquarelli Symonds (QS), que distingue as universidades que melhor respondem aos grandes desafios ambientais, sociais e de governança a nível global.
A Universidade de Lisboa é a primeira a surgir no ranking tendo ficado em 183.º lugar a nível mundial. A Universidade do Porto obtém a segunda melhor avaliação global, (era quarta em 2024), ocupando o 209.º lugar. Com uma subida de 90 posições em relação à edição anterior, a Universidade do Porto destaca-se às portas do “top 200” entre as 1743 universidades – de 107 países – avaliadas e classificadas de acordo com o seu desempenho em três grandes áreas: governança, impacto social e impacto ambiental (ver ranking em anexo).
Seguem-se a Universidade de Coimbra (227.ª), a Universidade do Minho (355.ª), a Universidade Nova de Lisboa (365.ª), a Universidade de Aveiro (408.ª), o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (574.ª), a Universidade da Beira Interior (705.ª), a Universidade Católica Portuguesa – UCP (798.ª) e a Universidade do Algarve (883.ª).
Globalmente, o QS World University Rankings: Sustainability 2025 é liderado pela Universidade de Toronto (Canadá). Seguem-se o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça), a Universidade da California, Berkeley (EUA) e a Universidade de Lund (Suécia), parceira da Universidade do Porto na European University Alliance for Global Health (EUGLOH).