Há cinco escolas de negócio portuguesas entre as melhores do mundo

O Financial Times divulgou hoje o ranking global European Business Schools 2023 – que medem as melhores Business Schools Europeias. Portugal tem cinco escolas de negócios entre as melhores do mundo.

 

Nova School of Business & Economics (Nova SBE) ocupa 21.ª posição das melhores escolas da Europa, a melhor posição de sempre de uma escola portuguesa, após uma subida de três posições.

Pedro Oliveira, dean da Nova SBE, destaca que, «ao alcançar a melhor posição alguma vez conseguida por uma escola nacional nestes rankings, os resultados obtidos comprovam a trajectória ascendente da Nova SBE no plano nacional, e sobretudo internacional. É a consolidação do caminho que temos e que vamos continuar a percorrer e a confirmação da excelência que todos os dias praticamos na nossa comunidade.»

A Católica Lisbon School of Business & Economics é a 22.ª melhor Business School Europeia. Com a subida de cinco lugares, esta é a melhor posição de sempre neste grupo de Escolas Líderes.

Para Filipe Santos, director da Católica Lisbon School of Business & Economics, «é motivo de orgulho estarmos a subir desde 2019 de forma notável no ranking das melhores Business Schools europeias e prestigiarmos Portugal com uma das escolas de maior qualidade e internacionalização do Mundo.»

Com uma subida de 23 posições, a escola de gestão do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa ocupa agora o 44.º lugar, a segunda maior ascensão no ranking liderado pela Hec Paris, logo atrás da Universidade de Bolonha, que subiu 24 lugares. Já entre 2021 e 2022, havia subido dez posições, da 77.ª para a 67.ª posição.

«A subida de 23 posições no ranking espelha o compromisso com a qualidade do ensino e da investigação, num percurso de permanente actualização da oferta formativa com foco na internacionalização», afirma Maria João Cortinhal, dean da ISCTE Business School.

A Porto Business School volta também a estar no ranking da Financial Times e alcança o o 53.º lugar, subindo seis posições em relação ao ano anterior.

Para José Esteves, dean da Porto Business School, «é um orgulho para a Porto Business School voltar a figurar neste ranking do Financial Times. Continuamos a registar uma evolução positiva, o que reflecte a nossa capacidade de melhoria e adaptação às exigências de um mundo em constante transformação, nomeadamente no que respeita ao desenvolvimento do digital e à aposta na sustentabilidade».

Por fim, a última escola portuguesa a aparecer no ranking é o ISEG – Lisbon School of Economics and Management, que ocupa o 59.º lugar, registando uma subida de seis posições.

João Duque, presidente do ISEG, destaca,  «Para o ISEG, figurar no ranking europeu das melhores Business Schools do Financial Times é o reconhecimento da marca de excelência e inovação dos mestrados e da formação executiva, mas também sinal da consolidação de uma oferta que tem vindo a atrair os melhores alunos, em Portugal e um pouco por todo o mundo.»

O Financial Times European Business Schools Ranking avalia todos os anos as 90 melhores Business School europeias focando na excelência dos seus programas de Mestrado, Formação Executiva e MBA.

Ler Mais