Há quatro mestrados portugueses de Finanças entre os melhores do mundo. Saiba quais e que posições ocupam
Portugal tem quatro escolas de negócios entre as melhores do mundo, no que diz respeito a mestrados de Finanças, de acordo com o ranking Masters in Finance do jornal britânico “Financial Times” (FT) divulgado hoje, dia 17 de Junho.
A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) ocupa o 7.º lugar, tendo subido quatro posições em relação ao ano passado. Em Portugal, ocupa mais uma vez o primeiro lugar em Portugal.
Para os resultados alcançados, a Nova SBE beneficia de uma avaliação elevada na generalidade dos critérios pontuados. Especial destaque para a relevância obtida nos indicadores de mobilidade internacional dos graduados e experiência de curso internacional, onde a Nova SBE ocupa a quinta posição mundial em ambos os critérios.
Outro ponto de destaque é o indicador de empregabilidade a três meses, onde a Nova SBE atinge a classificação máxima de 100%. A escola também se destaca no critério de corpo docente internacional (International Faculty), com 51% dos seus professores provenientes de outros países.
Além disso, a Nova SBE é a escola portuguesa mais bem classificada no critério de pegada de carbono (que avalia as emissões de carbono da escola nos últimos três anos), ocupando a 10.ª posição mundial, e é reconhecida por ter o maior nível de satisfação dos alunos entre as escolas portuguesas, com uma pontuação de 8.9 numa escala de 10.
Já a Católica Lisbon School of Business & Economics ocupa o 16.º lugar, uma subida de cinco posições quando comparado com o ranking de 2023.
Este ranking abrange todos os graduados do mestrado em Finanças da Católica Lisbon, os quais aumentam o seu salário inicial 98% nos seus primeiros três anos, feito que coloca a Católica Lisbon na quarta posição mundial em progressão salarial dos seus graduados.
O mestrado em Finanças funciona como porta de entrada para uma carreira a nível internacional, sendo a quarta melhor escola do mundo na experiência internacional do mestrado.
O ISEG Lisbon School of Economics and Management ocupa a posição 30.ª, tendo descido sete posições em relação ao ano passado quando ocupa o 23.º lugar.
O Mestrado em Finanças do ISEG foi também reconhecido como tendo uma empregabilidade de 100% no espaço de três meses, ao mesmo tempo que foi considerado como a escola portuguesa que proporciona a melhor rede de contactos profissionais entre antigos alunos deste mestrado.
A escola mantém ainda excelente classificação no que toca à sua pegada ecológica, na posição 11, reforçando o compromisso do ISEG com a sustentabilidade.
Por fim, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto ocupa a posição 55.ª do ranking liderado pela ESCP Business School, tendo voltado a entrar no ranking.
O Mestrado em Finanças da FEP destaca-se como o melhor curso em Portugal em termos de retorno do investimento académico, o que significa que os diplomados da FEP recuperam o investimento financeiro do curso num curto espaço de tempo, de acordo com os salários atuais, a duração do curso e as propinas.
Adicionalmente, o mestrado lidera em igualdade de género em Portugal, com a maior representação feminina no corpo docente e entre os estudantes, o que reflecte o compromisso da FEP em promover um ambiente académico equilibrado, diverso e inclusivo.
O ranking Masters in Finance 2024 do Financial Times avalia e lista os 65 melhores mestrados de Finanças de todo o mundo, contemplando 20 indicadores para classificar a qualidade do mestrado e da escola em três principais dimensões: progresso de carreira dos graduados; diversidade da escola; e experiência internacional, pesquisa e pegada de carbono.