Há três MBA portugueses entre os melhores do mundo. Saiba quais são e que posição ocupam no ranking

O ranking global QS Executive MBA Ranking 2024 identificou os melhores MBA do mundo. No ranking constam três MBA de instituições portuguesas.

 

O The Executive MBA da Porto Business School subiu dois lugares face ao ano passado, saltando para a 36ª posição na Europa, e consolidou o seu lugar no top 100 mundial, na 94.ª colocação.

Entre as cinco categorias-chave avaliadas, foi no “Executive Profile” (perfil executivo) que o Executive MBA da Porto Business School obteve a maior pontuação (72.3 comparativamente à média global de 61.6), figurando em 22º lugar na Europa. O mesmo sucedeu na categoria “Career Outcomes”, com o programa a obter 67.8 pontos e a posicionar-se acima da média global de 58.6 pontos, estando, assim, entre os 30 melhores da Europa neste parâmetro (30º lugar).

Este ano, o Executive MBA da Porto Business School voltou a destacar-se no indicador “Managerial Experience” (experiência de gestão), da categoria “Executive Profile” (perfil executivo), onde obteve a pontuação máxima de 100 pontos, tal como na edição passada.

No critério “Career Outcomes” (oportunidades de carreira), os indicadores “Graduates Promoted” (promoções) e “Salary Increase” (aumento de salário) também registaram uma evolução positiva face ao ano anterior, alcançando 68 e 69.5 pontos, respectivamente.

Este é o oitavo ano consecutivo que o The Executive MBA da Porto Business School integra os rankings da consultora britânica Quacquarelli Symonds.

Já o o Executive Master in Business Administration (MBA) do ISCTE Executive Education, em parceria com a Iscte Business School, ocupa o 42.º lugar a nível europeu, tendo subido seis posições face ao ano passado e o 111.º lugar a nível global.

O MBA obteve a classificação global de 41,6%, em 194 programas avaliados em todo o mundo. O grande destaque para o Executive MBA da escola de formação de executivos está no indicador de Career Outcomes, que inclui as subcategorias “graduados promovidos” e “aumento do salário médio”, e Executive Profile, que inclui “experiência laboral”, “experiência em altos cargos” e “experiência de gestão”, cujos resultados de 81,3% e 70,9%, respetivamente, se encontram acima da média global.

Outros indicadores em análise foram “empregabilidade / reputação dos empregadores”, “reputação académica” e “diversidade”, sendo que neste último o Iscte Executive Education teve também especial destaque, com uma classificação de 51,8%.

Há mais uma escola portuguesa no ranking – o MBA da Católica Porto Business School, que ocupa o 63.º lugar a nível europeu, o que representa uma subida de três posições em relação ao ano passado e a posição 181.º lugar a nível global.

O QS Executive MBA Ranking 2024 avaliou os programas com base na informação recolhida junto das instituições de ensino e também junto dos empregadores, nomeadamente a reputação dos recrutadores de executivos de todo o mundo. São igualmente tidos em consideração o perfil dos alunos que frequentam os programas, o seu salário após a realização dos mesmos e a diversidade do programa.

Este ano, o ranking avalia mais de 220 programas de MBA executivos – 66 dos quais europeus – de 48 países.

Ler Mais