Há um alimento cada vez mais presente na mesa dos portugueses. Comem-nos aos quilos

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o consumo per capita de queijo em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos quatro anos, atingindo os 14,9 kg por ano em 2023. 

O queijo continua a ganhar espaço na mesa dos portugueses e, prova disso, é que cada agregado familiar adquire, em média, cerca de 400 gramas de queijo por acto de compra – um volume que tem registado crescimento consecutivo nos últimos dois anos. Este aumento reflecte uma maior frequência de compra e a preferência por quantidades mais significativas, demonstrando o lugar especial que o queijo ocupa na alimentação dos portugueses.

Por ocasião do Dia Mundial do Queijo, que se assinalou a 20 de Janeiro, a Bel Portugal, empresa de produtos alimentares e detentora de marcas como Limiano, Terra Nostra e A vaca que ri, relembra os benefícios de um dos alimentos mais considerados no cabaz de compras pela sua versatilidade, sabor e valor nutricional.

O queijo é um alimento que concentra selectivamente os nutrientes do leite, sendo valioso do ponto de vista nutricional, tornando-se importante o seu consumo em todas as idades.

É particularmente rico em proteínas de elevado valor biológico, fornecendo todos os aminoácidos essenciais nas proporções adequadas. Para além disso, é fonte de cálcio, fundamental para o desenvolvimento e manutenção das estruturas ósseas ao longo da vida, sendo por isso o seu consumo regular um importante contributo para a prevenção da osteoporose. O queijo também fornece vitaminas como a vitamina A, importante para a visão e o sistema imunitário, e as vitaminas B2 e B12, que desempenham papéis cruciais no metabolismo energético e na formação de células sanguíneas.

A nutricionista Diana Dinis reforça os benefícios nutricionais do queijo assim como a sua versatilidade, «o queijo é um alimento completo e versátil e por isso uma excelente opção para incorporar nas refeições. É rico em proteínas, essenciais para a construção e reparação dos tecidos do corpo, e contribui para a saciedade. Além disso, é uma excelente fonte de cálcio, vital para a saúde óssea, e de vitaminas B12 e D. Graças à sua diversidade, permite tornar a alimentação mais interessante e saborosa, ao mesmo tempo que pode ajudar a controlar o apetite evitando lanches menos saudáveis.»

Ler Mais