Há um factor muito importante (que pode estar a descurar) para facilitar a adopção de IA generativa em escala

Oito em cada dez líderes consideram que a colaboração com parceiros tecnológicos facilita a adopção da Inteligência Artificial (IA) generativa em escala. Esta é a principal conclusão do estudo encomendado pela NTT DATA à Forrester Consulting em 2024, com o objectivo de analisar os principais factores para a adopção de IA generativa nas empresas.

 

O estudo compreendeu um questionário a 248 programadores de software e aplicações, bem como a gestores de entidades globais, representando múltiplas indústrias da América do Norte, Ásia-Pacífico e EMEA.

Os resultados confirmam o crescente interesse das empresas pela IA generativa. Em concreto, 96% dos inquiridos afirmam que as suas organizações estão a tomar medidas para melhorar a sua capacidade de adopção e utilização de IA generativa.

No entanto, mais de metade (55%) também afirmam que as suas organizações ainda carecem das capacidades de TI necessárias para apoiar e escalar a utilização de IA generativa em toda a organização.

Assim, 80% acreditam que a parceria com prestadores de serviços externos pode ajudar as suas empresas a escalar mais eficazmente a IA generativa. De acordo com os inquiridos, esta colaboração ajuda as empresas a alcançarem os seus objectivos estratégicos, destacando a aceleração do time-to-market (61%) ou o aumento da produtividade na entrega de software (59%) como os objectivos mais importantes.

O estudo também destaca alguns desafios para a adopção de IA generativa. Mais de metade dos inquiridos enfatizam a falta de banda larga e escalabilidade (55%), bem como formação adequada (51%) como os principais obstáculos para as suas organizações aplicarem este tipo de tecnologia no desenvolvimento de software e aplicações.

Além disso, 60% dos inquiridos afirmam não conseguir acompanhar o ritmo necessário de mudança para ter sucesso. Esta falta de agilidade e adaptabilidade transversal às organizações contribui para que algumas entidades fiquem para trás em iniciativas

Ler Mais