Há uma empresa portuguesa entre as mais reputadas

Pela primeira vez, uma empresa portuguesa lidera as percepções de marca com melhor reputação, no ranking anual da Onstrategy sobre o posicionamento e reputação de marcas em Portugal.

 

É a Delta que lidera as percepções de marca com melhor reputação.  Há também mais marcas a alcançarem os índices reputacionais mais elevados: actualmente, são 90 as marcas portuguesas e estrangeiras que figuram nos níveis de excelência de robustez (entre 70 e 80 pontos) e de excelência (mais de 80 pontos), face às 56 marcas que constavam nestes dois eixos em 2017.

Uma causa directa desta subida dos níveis de reputação é o facto dos indicadores de país – Governo, Economia e Sociedade – estarem mais positivos em 2018, o que se reflecte também no crescimento do consumo. São estas algumas conclusões do Global RepScore Pulse, um estudo realizado em parceria com a Corporate Excellence Foundation, que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 500 marcas em Portugal.

Neste estudo destacam-se três novas marcas a atingir o índice mais elevado: Olá, LEGO e L’Oréal – esta última num crescimento notório e contínuo de dez anos, evoluindo desde uma avaliação moderada (63 pontos) para uma reputação de excelência (80 pontos).

De acordo com Pedro Tavares, partner e CEO da Onstrategy, «a reputação de Portugal regista uma melhoria estatisticamente relevante, tanto sob a visão externa, como interna. O facto de os indicadores de país estarem melhores permite aos cidadãos consumir mais e, como tal, estarem mais próximos das marcas».

O CEO da Onstrategy explica ainda que o consumidor português é mais confiante, porque é mais exigente e crítico, «e, neste sentido, parece evidente que, até pela facilidade com que a comunicação prolifera, as marcas estejam mais preocupadas em trabalhar a gestão da sua reputação de uma forma integrada e multistakeholder dentro das organizações. Os portugueses estão também a confiar mais em marcas portuguesas, à semelhança dos consumidores de muitos países que recolhem índices de reputação robustos, já que os próprios cidadãos tendem a proteger e a valorizar as suas marcas locais – desde que as mesmas respondam de uma forma superior às suas expectativas emocionais, racionais e comportamentais».

A subida nos níveis de reputação de Portugal teve como resultado directo o impulsionar de algumas áreas como o Turismo e Lazer, Retalho, Multimédia e Banca. Nos lugares cimeiros dos sectores com melhores índices reputacionais encontramos Alimentos e Bebidas, Bens de Grande Consumo, Retalho, Tecnologia e Saúde e Bem-Estar.

Por outro lado, sectores que estiveram mais expostos a crises nos últimos anos, como a Banca, recolhem um maior cepticismo e conservadorismo por parte do público contando com níveis de reputação menos elevados.

Para além da Delta, que lidera o sector de Alimentos e Bebidas, o estudo revela, ainda, as marcas com níveis de reputação mais elevados em diferentes áreas. Google (Tecnologia), Lego (Brinquedos), Vista Alegre (Bens industriais), L’Oréal (Bens de grande consumo), Ikea (Retalho Geral), Deloitte (Consultoria, Auditoria e Serviços Legais), Pestana (Turismo e Lazer), RFM (Media), TAP (Aviação), CTT (Serviços Profissionais), Galp (Energia), Visa (Cartões de crédito), Fundação Champalimaud (Saúde e Bem-Estar), Vodafone (Telecomunicações), Zara (Retalho Têxtil), Santa Casa da Misericórdia (Apostas Desportivas), Via Verde (Mobilidade), McDonald’s (Retalho Alimentar), Novartis (Farmacêutico), Santander Totta (Banca), Fidelidade (Seguros) e Teixeira Duarte (Construção e engenharia) são, em 2018, líderes de reputação nas suas respetivas áreas em Portugal.

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