Há uma nova parceria no ensino superior para aprofundar a formação na Indústria Farmacêutica
Os estudantes dos vários níveis de ensino e investigadores da Universidade Europeia terão, a partir de agora, a possibilidade de investigar, estagiar e obter formação na indústria farmacêutica nacional. Estas oportunidades surgem com a assinatura de um protocolo que regula a cooperação entre a Universidade Europeia e a APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.
Esta colaboração permite, a estudantes e investigadores da Universidade Europeia, o acesso a instalações e equipamentos da indústria farmacêutica e a oportunidade de desenvolverem projectos colaborativos de âmbito nacional e internacional, com profissionais do sector.
Haverá, igualmente, um reforço, valorização e alargamento de ofertas formativas especializadas, nomeadamente nas áreas de pós-graduação em domínios farmacêuticos, de gestão e regulação na indústria farmacêutica e de saúde baseada em valor.
Com esta preparação técnica e profissional especializada prevê-se ainda, através deste protocolo, o alargamento do número de profissionais qualificados que poderão aceder a uma carreira na Indústria Farmacêutica e na área das Ciências da Vida.
«O estabelecimento desta parceria com uma organização como a APIFARMA, reconhecida pelo muito relevante trabalho desenvolvido na indústria farmacêutica, significa associar a Universidade Europeia a esta área e a um conjunto de empresas absolutamente fundamentais para o desenvolvimento do tecido empresarial português e, juntas, podermos elevar ainda mais a qualidade e inovação do ensino superior em Portugal. É mais um passo no caminho que a nossa instituição tem vindo a construir na área das Ciências da Saúde em Portugal, com o forte investimento que tem feito (tecnologia, inovação, capital humano e novos programas) e na dinamização do crescimento económico e social do nosso país», destaca a reitora da Universidade Europeia, Hélia Gonçalves Pereira.
Uma perspectiva acompanhada pelo presidente da APIFARMA, João Almeida Lopes, que acrescenta: «Há muito que a APIFARMA sublinha a relevância do ensino superior para a dinamização da Ciência e da Economia em Portugal. A indústria farmacêutica nacional está muito motivada com este projecto que formará futuros profissionais mais completos e que eleva a qualidade e a eficiência do ensino aos padrões de referência internacionais. Sendo certo que a melhor aprendizagem é aquela que é adquirida com um conhecimento do contexto profissional, esta parceria é uma possibilidade única e que garantirá aos alunos da Universidade Europeia um desenvolvimento académico ímpar».
Com este protocolo, a Universidade Europeia pretende dar continuidade ao reforço da sua capacidade de diferenciação no âmbito do ensino das Ciências da Saúde, tendo por base o conhecimento profundo que tem adquirido nos últimos anos, promovendo a indispensável ligação ao mundo real das entidades do terceiro sector e, desta forma, contribuir para a formação de profissionais qualificados para ir ao encontro das necessidades da sociedade portuguesa e ajudar ao enriquecimento da rede de ensino superior em Portugal.